Centralização dos postos de vacinação resulta em filas e aglomeração
Ícaro Abreu Barbosa 15/03/2021 14:35 - Atualizado em 15/03/2021 14:43
Idosos de 79 anos estão sendo vacinados ao longo desta segunda-feira (15) em Campos. A imunização ocorre, das 9h às 15h, em dois locais: na Uenf, com o sistema drive-thru; e no prédio anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), por meio de distribuição de senhas. Prossegue, também, a aplicação da segunda dose da vacina em idosos com 94 e 95 anos e profissionais da saúde que foram imunizados na primeira etapa com a vacina Coronavac nos mesmos locais. Esses devem entrar nas filas e avisar que fazem parte do grupo que irá tomar a segunda dose do imunizante. 
Na Uenf, onde 300 doses estão sendo distribuídas, são registradas longas filas. De acordo com relatos, os primeiros vacinados quando os portões abriram, às 9h, chegaram e esperaram desde as 23h desse último domingo (14).
O número de técnicos de enfermagem e enfermeiros havia aumentado com a ajuda de voluntariados, contando com duas enfermeiras coordenando e oito técnicos de enfermagem aplicando as vacinas. Os agentes da Vigilância Sanitária ajudavam, e agilizavam, na medida do possível, a confecção dos registros de vacinação. O esforço foi feito para cobrir a grande demanda, que já era prevista.
— Cheguei aqui às 23h de ontem (domingo) e já havia 50 carros na fila, então, madruguei aqui na frente e pedi para o meu irmão trazer minha mãe na manhã de hoje (segunda) — contou Ney Barbosa, de 53 anos, dono de gráfica, enquanto entrava para a reta final da fila de vacinação da Uenf.
Sua mãe, Marizete Barbosa, de 79 anos, reclamou: “Estou quase morrendo. Minha coluna está estourada, doendo muito e olha que nem dormi aqui. Vim só pela misericórdia de Deus. Já tem duas semanas que estou andando escorada e esse banco do carro está me mantando. Eles (órgãos públicos) tinham que colocar pelo menos um banheiro para a gente, parece que querem nos matar”.
No HPC, a desorganização era pior, e os idosos e profissionais da saúde que aguardavam nas filas formaram uma aglomeração na calçada. Idosos chegaram a passar mal devido ao calor. Algumas pessoas diziam ter chegado às 4h. Por lá, a fila chegou a ultrapassar a rodoviária Roberto Silveira durante as primeiras horas desta manhã.
A entrada da equipe de reportagem não foi franqueada pelos guardas municipais que tomavam conta do portão da unidade, mas a cena que se via do lado de fora era de aglomeração. Muitas pessoas querendo informação esperavam na fila sem se dar conta da divisão por faixa etária para a vacinação, outras tentavam furar a fila para diminuir o tempo de espera.
Anatércia Andreti levou os seus pais, ambos de 79 anos, para vacinar. “Nós acordamos 4h30 e viemos para cá. Um primo, que é da área de saúde, avisou que haveria apenas 100 senhas aqui nos Plantadores de Cana e se a gente perdesse, a repescagem ainda não tem data certa. Como eu vim do Rio de Janeiro para dar apoio aos meus pais, nos programamos para chegar mais cedo. A fila já estava chegando ao sinal da rua Conselheiro Otaviano, com várias pessoas passando mal. Isso é uma falta de respeito com os idosos, que têm que ficar em pé na fila sem ter a certeza de que serão vacinados”.
De acordo com a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, uma nova estratégia para a imunização foi montada. Os idosos serão vacinados por meio do sistema drive thru nos shoppings Plaza Guarus e Boulevard. A vacinação será das 9h às 15h e serão distribuídas 150 senhas em cada local. Eles informaram ainda que “o município aguarda o recebimento de novas doses de vacina para ampliar o calendário vacinal. Campos segue imunizando dentro das Normas Técnicas da Secretaria de Saúde do Estado e do Plano Nacional de Imunização do Governo Federal”.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde acrescentou sobre a motivação da centralização dos postos de vacinação: “Apesar do grupo aumentar em número, o fornecimento de número de doses não tem sido suficiente para o atendimento da população campista, sendo assim, às vezes pode ser necessário reduzir o número de locais para aproveitar as doses dos frascos multidoses e minimizar as perdas”.
— Quem não puder vacinar esta semana será unicamente por falta de vacinas. Faremos o máximo para, assim que chegarem vacinas, abrirmos o máximo de locais, assim como fizemos nas semanas passadas. E na semana que vem faremos uma semana de repescagem — tranquilizou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, no Grupo de WhatsApp do Blog Opiniões e do programa Folha no Ar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS