Alexandre Lino grava peça "O substituto" neste sábado em Campos
Matheus Berriel 08/03/2021 20:32 - Atualizado em 09/03/2021 13:54
Alexandre Lino em 'O substituto'
Alexandre Lino em 'O substituto' / Divulgação
O espetáculo “O substituto”, protagonizado por Alexandre Lino e elogiado pela crítica especializada, será exibido gratuitamente na internet, no final de março, com gravação realizada em Campos. O ator e diretor pernambucano estará na cidade neste sábado (13) para encenar no Espaço Multicultural Kátia Macabu, em parceria com o Grupo Nós de Teatro. O público poderá conferir o resultado da gravação nos próximos dias 26, 27 e 28, às 20h, no canal de YouTube da Documental Cia. Após a sessão do dia 28, haverá ainda uma conversa com Alexandre Lino pelo perfil de Instagram @substitutoapeca.
— O Grupo Nós de Teatro já foi supervisionado pelo Alexandre Lino num projeto do Sesc. A nossa peça "Boca" foi supervisionada, remodelada a partir de um workshop que ele nos deu, com acompanhamento de uma semana. Foi sensacional. Então, a gente formou ali um companheirismo, uma amizade. E quando ele teve essa oportunidade pela Lei Aldir Blanc, fez contato comigo e disse que queria muito estar no palco do nosso espaço multicultural — disse a produtora cultural Kátia Macabu, que preside atualmente o Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense.
Com direção de Maria Maya e texto de Daniel Porto, a peça “O Substituto” recebeu patrocínio do Governo Federal e da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, para uma temporada virtual. As apresentações começam já nesta sexta-feira (12), sendo exibidas até domingo (14) as cenas gravadas em parceria com a Oficina Social de Teatro (OST) de Niterói. No fim de semana seguinte (19 a 21), será a vez da gravação em Duque de Caxias, junto à Cia. de Arte Popular, fechando nos dias 26, 27 e 28 com a apresentação em Campos. Todas as sessões estão marcadas para as 20h, com o papo com Alexandre Lino após a sessão de cada domingo.
Pela segunda vez, o espetáculo reúne Maria Maya, Alexandre Lino e Daniel Porto em uma nova investigação pelo teatro documental. Depois de apresentarem com sucesso de crítica e de público a peça sobre a travesti Lady Christiny, a diretora, o ator e o autor se reencontram oportunamente para falarem sobre temas atuais da sociedade, incluindo questões que dividem opiniões.
Em “O Substituto”, Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista, vivido por Alexandre Lino, é o professor substituto de uma escola, onde chega para apresentar as novas diretrizes educacionais pedidas pelos pais dos alunos e pela nova secretária de Educação. A partir da coleta de discursos reais e da transformação da oralidade em documento, a peça propõe um jogo cênico para a plateia se relacionar com o aluno numa sala de aula nos moldes do novo modelo de ensino. A duração é de 50 minutos, com classificação indicativa de 14 anos.
Em abril de 2018, Alexandre Lino esteve em Campos para apresentar a comédia “O Porteiro” no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Foram três sessões, de sexta-feira a domingo, abrindo a programação pelos 50 anos do teatro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS