"Pagar janeiro e deixar dezembro não é pagar em dia", afirma presidente do Siprosep
18/01/2021 07:48 - Atualizado em 19/01/2021 10:35
Nesta segunda-feira (18), a presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos dos Goytacazes (Siprosep), Elaine Leão, disse no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, que a decisão do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) de pagar os salários de janeiro sem antes arcar com o vencimento de dezembro não agrada os trabalhadores. Segundo ela, uma ação judicial será aberta ainda nesta terça (18), e uma reunião com Wladimir está prevista para quarta (19) com objetivo de discutir o tema, pois há servidores passando por dificuldades financeiras e lidando com necessidades. Já corre na Justiça uma ação acerca do 13º salário de 2020, que ainda não foi pago. Na última terça (12), o prefeito de Campos disse no próprio Folha no Ar que divulgará ainda este mês o prazo para pagamento do salário de dezembro e do 13º.
— Pagar em dia deixando dezembro para trás não é pagar em dia. Nós não trabalhamos para o ex-prefeito Rafael Diniz (Cidadania), trabalhamos para o município. Primeiro que o servidor já estava acostumado a receber com atraso, porque Rafael vinha pagando com atraso. Por exemplo: só Saúde e Educação estavam recebendo em dia, o restante estava recebendo no dia 15. Então, o restante já estava dentro de uma vivência nossa. Se ele(Wladimir)  faz o seguinte: gente, cheguei e não tem dinheiro em caixa, vou pagar vocês dia 20 com tudo o que entrou... Mas, ele está fazendo caixa para pagar janeiro em dia — lamentou Elaine. — Enquanto isso, a gente morre de fome? Enquanto isso, nossas contas têm juro? Enquanto isso, acabam o remédio dos nossos pais? Enquanto isso, pessoas acamadas não têm fralda? Enquanto isso, acontece o que com a nossa vida? Então, isso não é pagar em dia. Eu jamais vou estar com o salário em dia se estiver com dezembro e o 13º para trás. O que nós queremos é que pague dezembro. O que juntou paga pagar janeiro, paga janeiro agora, semana que vem, com o que tiver. Não dá para esperar, nós não conseguimos esperar — complementou.
Segundo a presidente do Siprosep, uma ação judicial será aberta após ter sido aprovada em assembleia. “Vamos entrar com uma ação na Justiça ainda hoje, porque foi deliberado em assembleia de entrar no dia 18. Tudo o que o servidor deliberar dentro da legalidade será feito”, enfatizou Elaine, fazendo uma ressalva que atos de protesto que ofereçam risco à vida e à saúde pública serão evitados em razão da pandemia.
Já corre na Justiça uma ação referente ao 13º salário de 2020. “Nós estamos aguardando agora, porque aconteceu um problema dentro da ação. O ex-prefeito Rafael Diniz foi notificado, e aí o cartório não anexou na petição essa notificação. O desembargador, agora, pediu para notificar o prefeito Wladimir, que ainda não foi notificado, estamos aguardando ainda. Uma coisa que geralmente acontece rápido, dessa vez foi postada, está vindo via Correio. Incrível essa demora. Mas, está na Justiça. Esperamos que no máximo nos próximos dias, em 10 dias, tenha uma decisão e que seja a favor do servidor, como foi da outra vez, também pela Justiça. E em relação ao pagamento de dezembro, nós esperamos que o prefeito pague dezembro, e não janeiro”, comentou Elaine. A decisão anterior por ela citada se deu em 2019, determinada pelo juiz Heitor Carvalho Campinho, da 5ª Vara Cível da Comarca de Campos.
Foi citado por Elaine na entrevista que o fato de ela não ter feito campanha para nenhum candidato a prefeito nesta eleição teve como motivo a isenção para cobrar enquanto presidente do Siposep. “Eu não conhecia, não tenho nenhum alinhamento pessoal com Wladimir Garotinho. Eu tinha com Rafael Diniz, tinha muito até, porque fiquei muitos anos lutando a favor dos servidores na Câmara, e ele era vereador, então nos conhecemos acho que uns três anos antes da eleição, e ele, como vereador, sempre foi muito atuante em favor do serviço público do servidor. Criamos uma amizade, amizade mesmo, de sair juntos, fui a festas com ele, em restaurantes, enfim. Éramos amigos antes de ele virar prefeito. Com Wladimir, nunca tive. Não conheço a família de Wladimir”, disse ela. “Apoiei Rafael, briguei por Rafael, fiz 45 dias de férias andando a pé em todas as caminhadas com ele, e, mesmo assim, eu estava com o trio elétrico na porta dele, porque isso não me impede”, acrescentou. “A relação do Siprosep com o governo depende do governo. Se for um governo que respeite o servidor, com certeza será uma relação boa. Respeito nem sempre é dinheiro”.
Confira a entrevista:
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS