FEPE 2025 será realizada entre os dias 3 e 7 de setembro em Campos
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos lançou nesta segunda-feira (23) a 33ª edição da tradicional Feira de Preços Especiais (Fepe). A grande novidade é o local da realização do evento neste ano que, pela primeira vez, acontecerá na Praça São Salvador, entre os dias 3 e 7 de setembro. O lançamento aconteceu no auditório da CDL nesta manhã. Mais de 100 estandes já estão confirmados e a expectativa da entidade é dobrar o número de visitantes nesta edição que promete ser histórica.
Antes, a Fepe era realizada no Parque de Exposições da Pecuária, da Fundação Rural de Campos. A iniciativa para mudança do local faz parte da campanha da entidade "Viva + o Centro", que busca valorizar o comércio da região do Centro Histórico da cidade.
O presidente da CDL, Fábio Paes, comentou sobre a mudança de local visando também facilitar o acesso da população à Fepe.
“Essa edição vai ser no Centro da cidade pela primeira vez, na Praça São Salvador, e, com isso, a gente acredita que vai atrair muito mais consumidores do que anteriormente. Para se ter uma ideia, quando a gente fazia na Pecuária, havia toda a dificuldade de transporte para quem morava no Jóquei, Penha, Guarus, nas regiões no entorno de Campos. No Centro, vai ser muito mais fácil as pessoas chegarem para poder experimentar o que é uma Fepe", disse.
“Essa edição vai ser no Centro da cidade pela primeira vez, na Praça São Salvador, e, com isso, a gente acredita que vai atrair muito mais consumidores do que anteriormente. Para se ter uma ideia, quando a gente fazia na Pecuária, havia toda a dificuldade de transporte para quem morava no Jóquei, Penha, Guarus, nas regiões no entorno de Campos. No Centro, vai ser muito mais fácil as pessoas chegarem para poder experimentar o que é uma Fepe", disse.
Neste ano, a expectativa da entidade é atrair o dobro de visitantes. "A gente acredita que vai dobrar a quantidade de consumidores. Historicamente, foram 30 mil consumidores presentes na Fepe, e a gente acha que vai passar dos 50 mil. Com isso, estamos atraindo muitas lojas, são mais de 100 estandes que estão sendo confirmados hoje para a realização da maior Fepe da história de Campos", informou o presidente.
O subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Júnior, destaca o apoio da prefeitura para a realização da Fepe no novo local e a preocupação em revitalizar a área central.
“Tenho certeza que a prefeitura está de braços abertos pois há uma preocupação muito grande do poder público com a revitalização do centro. Nós já temos um olhar especial aos patrimônios históricos que têm no centro da cidade, temos feito vários vídeos mostrando um grande potencial histórico que o centro tem e o comércio é de fundamental importância. Quando a gente traz a Fepe para o centro, tenho certeza que a gente incita e excita o comércio do centro. Então cabe ao lojista entender que a Fepe vai estar acontecendo desde uma quarta-feira ao domingo e que ele também deve prolongar o horário de funcionamento. Vamos trazer um movimento para o centro”, ressaltou Edvar.
A previsão para o horário de funcionamento da feira entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5) é das 11h às 20h. Já no sábado (6) e domingo (7), o evento abrirá a partir das 9h, conforme informado pela organização do evento.
A Fepe também conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae). O coordenador do Sebrae Rio, Guilherme Reche destacou os efeitos positivos que a iniciativa pode gerar para o comércio local.
"As expectativas são as melhores. A gente ter uma realização de uma Fepe histórica no coração do centro de Campos, onde se tem uma grande discussão do processo de revitalização e de reestruturação de toda a área comercial central e eu acho que agendas como essas são realmente muito oportunas para fazer com que a gente tenha um movimento positivo, mirando o médio e o longo prazo. Que possa ser uma agenda realmente que reverbere em uma conexão cada vez mais positiva e prazerosa entre os empresários presentes e o consumidor final, que vai para essas ações buscando o seu produto, o que comprar, preço, qualidade e obviamente quma relação cada vez mais acentuada com essas lojas no ambiente físico”, destaca Reche.
O empresário Adel Nassar, que atua há mais de trinta anos no ramo de cama, mesa e banho em Campos, acredita que os lojistas não devem ter medo da realização da Fepe no centro da cidade. Para ele, essa mudança representa uam oportunidade para atrair mais consumidores para a região comercial.
Quando foi pensado de instalar a feira no centro, os comerciantes ficaram com medo de que essa feira levasse a clientela deles. Mas o meu pensamento, como empresário, eu conheço o mercado e sei como funciona, quando tem mais lojas para vender, tem mais clientes, a feira puxa mais clientes. A estrutura que vai ser instalada no centro vai acompanhar também o transporte, a segurança e vai trazer mais benefícios para o próprio comerciante que está com medo. A diferença entre a Pecuária e o centro era a longa distância, que dificultava o cliente a comprar. Aqui no centro é mais fácil, eu digo isso por experiência.