Historiadora ocupa prédios históricos através da IA e mostra Campos de sonho
Dora Paula Paes 24/01/2026 17:05 - Atualizado em 24/01/2026 17:45
Reprodução/IA
Uma Campos dos sonhos recriada através da IA. A historiadora Rafaela Machado movimentou seu Instagram ao escolher 10 patrimônios históricos do município e imaginar projetos de ocupação possíveis. O resultado chamou atenção para as belezas que estão se perdendo no tempo e que, se nada for feito, estão fadados à destruição.
Reprodução/IA

Segundo a historiadora, pensar na ocupação de espaços como o Solar da Baronesa, como um belo hotel; no Hotel Gaspar como uma bolaria fina, na Igreja da Lapa como uma galeria de arte e no Rio Paraíba navegável outra vez, a fez continuar sonhando. "Sonhando e desejando mais para o patrimônio de Campos", disse.
Reprodução/IA
Rafaela revelou que ficou "apaixanada" pelo Mercado Municipal e o Cine São José pensados pela IA. 
Reprodução/IA
Também entre as imagens refeitas pela Inteligência Artificial por Rafaela está o edifício Itu, na rua 13 de Maio, no centro da cidade. O processo de demolição do imóvel já começou desde o final do ano passado. O imóvel é uma construção da década de 60, do arquiteto campista Joffre de Oliveira Maia, que, inclusive, tem sua obra preservada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam). 
Reprodução/IA
 
Reprodução/IA
Reprodução/IA
 
Reprodução/IA
Reprodução/IA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS