Após Oscar, campista Maria Carlota Bruno leva para casa o Troféu Folha Seca
Dora Paula Paes 25/10/2025 08:41 - Atualizado em 27/10/2025 16:18
Divulgação/Foto: Leo Aversa
 
No próximo dia 30, a campista Maria Carlota Fernandes Bruno estará no palco do Teatro Trianon para receber a grande homenagem do Grupo Folha da Manhã: o troféu Folha Seca. No tradicional show de fim de ano para convidados, a história de Carlota com o cinema será contada na tela grande. O multi-instrumentista clássico Allyrio Mello dará o tom da noite. Produtora do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, Carlota fala da emoção de receber a mesma honraria já ofertada a outros campistas que admira, os atores Zezé Motta e Tonico Pereira.
“É uma honra receber o Troféu Folha Seca junto com tantos outros campistas que admiro como Zezé Motta e Tonico Pereira que levaram o nome de nossa cidade Campos dos Goytacazes para além-fronteira”, disse Carlota.
Ainda, de acordo com ela, essa homenagem “representa resgatar a memória da cidade onde nasci e vivi durante minha infância e adolescência e fiz os meus melhores amigos e amigas de toda uma vida. É ver o quanto é importante nos lembrarmos de onde viemos, quem somos e para onde vamos. Estou muito feliz”, completa.
Maria Carlota Bruno atua na na VideoFilmes desde 1989. No cargo de diretora executiva está desde 2011. Entre seus trabalhos na produção cinematográficafoi responsável por filmes como “Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang”, “No Intenso Agora, Deslembro” e “Marinheiro das Montanhas”.
Divulgação

Porém, como produtora do longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, chegou ao topo, junto com toda a equipe responsável pelo grande sucesso do cinema nacional. O drama biográfico,estrelado porFernanda TorreseFernanda MontenegrocomoEunice Paivaem diferentes fases da vida, além deSelton Mellono papel deRubens Paiva, trouxepara o Brasil o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, com cerimônia no Dolby Theatre, em Los Angeles, Carlifórnia, em março.
Jurada internacional e ex-consultora da Ancine, ela trabalha em projetos com diretores como Walter Salles, João Moreira Salles e Flávia Castro.Atualmente, a homenageada da Folha finaliza os documentários “Criaturas da Mente”, de Marcelo Gomes, sobre o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, e “Minha Terra Estrangeira”, de João Moreira Salles, sobre a ativista ambiental indígena Txai Suruí. Assina também, como coprodutora, o longa de ficção “Cyclone”, de Flávia Castro, com lançamento a ser definido, e como produtora associada, “Manas”, de Mariana Brennand, vencedor do prêmio principal da Giornate Degli Autori no Festival de Veneza em 2024.
A produtora Maria Carlota Bruno também é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, a instituição responsável pelo Oscar. Ela foi convidada em junho de 2025, juntamente com outros profissionais brasileiros. Motivo do convite, ela explica: se deu devido à participação no filme "Ainda Estou Aqui". Outros brasileiros que também foram convidados foram os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, o diretor de fotografia Adrian Teijido e a figurinista Claudia Kopke, todos da equipe do longa vencedor da estatueta. 
Já o Troféu Folha Seca, que será ofertado a Maria Carlota, foi criado em 2000 para homenagear campistas de sucesso nacional e internacional, será entregue pela 24ª vez. Neste ano, pela primeira vez, o fotógrafo e empresário Gabriel Farhat vai receber o Troféu Folha Seca Destaque Jovem.
O objetivo da premiação é resgatar um pouco da memória e aplaudir exemplos de campistas de destaque nos segmentos onde atuam. O nome do troféu, confeccionado pelo artista plástico Adriano Ferraioli, é alusivo ao primeiro premiado, o ex-futebolista Didi, campista, bicampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, graças ao seu famoso chute que foi imortalizado pela cadência similar à dança de uma folha seca no ar até o gol.
Como parceiros na noite, a Folha tem como patrocinador Master o Grupo MPE; patrocinador, a Radmed; apoios Empresa Brasil e Unimed Campos; apoio de mídia a Águas do Paraíba; apoio logístico do Palace Hotel, Rogil Tour, Speciale e Limport; apoio Cultural da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Teatro Municipal Trianon e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS