Folha Letras - Análise do FDP! pela pasta da Cultura do Estado fica para o dia 16
Dora Paula Paes e Edmundo Siqueira* 15/10/2025 11:16 - Atualizado em 15/10/2025 15:12
Os dias estão correndo para a realização da 6ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!), em Campos. Agora, são menos de um mês. Previsto para acontecer de 5 a 9 de novembro, no Palácio da Cultura, muitas perguntas e questões precisam ser resolvidas. O município segue trabalhando para a realização, por outro lado, no quesito recursos ainda aguarda incentivo do Governo do Estado. Dois recursos buscavam aprovação, um deles, já negado. O segundo, a resposta oficial era aguardada para a última quinta-feira ( 9). Em nova atualização do Estado, a data foi alterada para o próximo dia 16, com análise durante sessão extraordinária.

Nesta quarta-feira (15), nova reunião entre organizadores e representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima deve ocorrer, conforme estabelecido em cronograma de atividades. Membro da comissão organizadora do FDP!, o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro, ainda fala em incertezas.

“Na última reunião da curadoria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, passamos algumas demandas importantes, como os chamamentos públicos (dos autores) e os convites para os participantes das mesas de debate, oficinas e das atrações culturais e artísticas. O que esperamos sair o quanto antes, pois estamos a menos de um mês do festival”, disse Wellington.

Por outro lado, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima informa que o processo de organização do Festival Doces Palavras está em andamento. Em nota, destacaaconvocação para o credenciamento dos universitários que irão atuar durante o evento, que ocorreria, de acordo com a pasta, na terça-feira (14). “Em contrapartida, os participantes receberão certificados de horas complementares, reconhecendo a importância da integração entre cultura e formação acadêmica”, explica.

Outra decisão, explica a nota, é quanto ao chamamento de food trucks e cervejarias artesanais não será realizado nesta edição. “Os expositores serão convidados diretamente pela organização, de forma a garantir a curadoria e diversidade da oferta gastronômica”, salienta.

Em relação aos recursos financeiros, o processo segue em análise no sistema estadual, aguardando liberação. Já a parceria com a iniciativa privada está mantida, porém sua execução depende da aprovação final do projeto no sistema Desenvolve Cultura.

A plataforma estadual à qual a Fundação se refere é estruturada em lei de incentivo fiscal, onde as empresas aportam recursos que seriam usados no pagamento de impostos. No apoio ao FDP! estaria a rede de supermercados “Dom Atacadista”.

No primeiro momento, a Secretaria de Cultura do Estado chegou a informar, via assessoria, que “o proponente (FCJOL) ainda não anexouao sistema a declaração de patrocínio, documento obrigatório para a liberação do recurso” e, consequentemente, a liberação do recurso. Explicaram ainda que tal questão demanda tempo para análise. Na semana passada, o prefeito Wladimir Garotinho e a presidente da Fundação, Fernanda Campos, contestaram a informação do Estado. Eles afirmaram que o documento foi entregue.

A Folha, em nova demanda do Estado, recebeu a informação de que o projeto, antes previsto para ser analisado na última quinta-feira (9), tem nova previsão de análise, para o próximo dia 16, onde o FDP! será incluído “na pauta de uma sessão extraordinária da Comissão de Análise de Projetos”.

A Fundação, por sua vez, voltou a reforçar o compromisso de realizar mais uma edição do Festival Doces Palavras “com qualidade, valorizando a literatura, a música e a economia criativa de Campos e região”.
A edição atual do DFP! encontra-se, no momento, em situação semelhante à de 2019. Embora a FCJOLnão se negue a promover o evento, as dificuldades financeiras do município são alegadas. Inclusive, resultou no adiamento do evento cultural previsto para ocorrer de 24 a 28 de setembro.

O FDP! é um evento literário genuinamente campista. Ele foi pensado para ser realizado no interregno da bienal local. A Bienal do Livro de Campos era prevista para ser realizada no ano passado, porém, em mais um capítulo de incerteza, foi transferida para março deste ano, o que na ocasião chegou a gerar um certo desconforto quanto à realização do FDP!.

*Com a colaboração do jornalista Edmundo Siqueira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS