Inscrições abertas para profissionais interessados em ministrar oficinas no Festival Goitacá
09/06/2025 15:40 - Atualizado em 09/06/2025 19:47
Foto: Divulgação
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que acontecerá de 19 a 24 de agosto, em Campos, está com inscrições abertas para profissionais interessados em ministrar oficinas na sua programação formativa. A convocatória começou nesta segunda-feira (9) e seguirá até 19 de junho. Ela é voltada para profissionais que atuam na formação audiovisual e que tragam em suas práticas o compromisso com a diversidade, a inclusão e o fortalecimento de narrativas plurais.

As oficinas podem ser feitas por profissionais do audiovisual com perfil educador, agentes culturais, coletivos, iniciativas comunitárias e redes ligadas à extensão universitária, cultura e políticas públicas. O candidato deverá propor no formulário o valor estipulado pela hora/aula. As inscrições podem ser feitas pela internet.

A programação formativa é um dos pilares do festival e tem como foco ampliar o acesso e a qualificação de pessoas interessadas na produção audiovisual, especialmente aquelas que fazem parte de grupos historicamente minorizados. Por isso, a convocatória busca propostas que promovam espaços de troca, aprendizado e fortalecimento de saberes, considerando recortes de raça, gênero, território, classe, etnia e diversidade sexual.

“O festival nasce com o compromisso de ser um espaço de construção coletiva, em que a diversidade não é apenas pauta, mas prática. Com o tema “Preservar e Formar para o Futuro”, queremos oficinas que dialoguem com os desafios e potências dos territórios, valorizando as múltiplas vozes que compõem o audiovisual brasileiro e internacional”, destaca Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema.

O evento, que acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), conta com a parceria da Diretoria de Cultura e da Escola de Extensão da UENF, fortalecendo o papel da universidade pública na promoção do acesso ao conhecimento e no desenvolvimento social.

“A Escola de Extensão tem como missão fortalecer o vínculo da UENF com a sociedade, aproximando os diferentes saberes e experimentações acadêmicas e populares. A participação no I Festival Internacional Goitacá de Cinema destaca o papel da universidade como agente de transformação social, contribuindo na formulação de políticas públicas e na interação dos conhecimentos acadêmicos com os saberes populares”, destaca Daniel Gonçalves, coordenador da Escola de Extensão da UENF.

Segundo ele, a principal contribuição da Escola de Extensão será oferecer suporte acadêmico e administrativo às oficinas formativas, que serão gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso da UENF com o desenvolvimento regional, a cultura e a democratização do acesso ao audiovisual.

“Esta será uma excelente oportunidade de reativar a Escola de Extensão e concretizar seus objetivos perante a sociedade, envolvendo estudantes, professores, servidores, instituições, setores privados, sociedade civil, movimentos sociais, empreendedores e profissionais ligados à cultura e à arte", completa Daniel.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). Conta com a parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Unimed Campos. Tem a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS