Retardar o envelhecimento
Leonardo Gama 01/05/2022 07:41 - Atualizado em 02/05/2022 05:51
dentalpress
Um estudo publicado recentemente na Nature Communications sugere que certas mudanças podem retardar o processo de envelhecimento.
A população mundial vem apresentando aumento na expectativa de vida tanto de homens quanto mulheres, com um número cada vez maior de pessoas acima dos 60 anos em relação aos jovens. 
O envelhecimento é marcado por inúmeras alterações fisiológicas e metabólicas, incluindo a perda progressiva de massa muscular, que pode ser mais intensa em certas pessoas (sarcopenia). 
Essa perda de tecido muscular se inicia aos trinta a quarenta anos, mas se intensifica após os 60.
A redução de massa magra está intimamente ligada à dependência de cuidadores e parentes no dia-a-dia dos idosos, de forma que vários estudo tem sido realizados no sentido de reduzir essa perda muscular. 
De acordo com o Dr. Daniel Ham, restrições calóricas parecem favorecer a manutenção de massa muscular, porém para surpresa da equipe de pesquisadores, o estudo realizado em camundongos mostrou que a rapamicina pode ser bem mais eficaz.  
A associação entre restrição calórica e a rapamicina foi ainda mais efetiva. 
Essa droga é utilizada para evitar rejeição a transplantes (age como imunossupressora) e parece inibir uma molécula (mTORC1) ligada a perda de músculos com a idade. 
Os resultados são muito animadores, mas obviamente são necessários mais estudos e testes em modelos mais próximos ao humano. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]