Aneel autoriza início de operação em testes da termelétrica GNA I
Folha1 27/01/2021 16:55 - Atualizado em 27/01/2021 16:57
Parque termelétrico do Porto do Açu
Parque termelétrico do Porto do Açu / Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai autorizar, a partir de 30 de janeiro deste ano, o início da operação em teste da usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra. A previsão de início de operação comercial da usina é maio de 2021.
Com capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW), a UTE GNA I, movida a Gás Natural Liquefeito (GNL), será a segunda maior usina termelétrica em operação no Brasil, contribuindo para a garantia do atendimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
No mesmo local, está sendo desenvolvida a UTE GNA Porto do Açu II, do mesmo agente empreendedor, com 1.672,6 MW de capacidade instalada. Esse empreendimento está previsto para iniciar as obras de implantação em abril deste ano, com previsão de entrada em operação para abril de 2024.
O complexo termelétrico GNA será o maior da América Latina quando as duas térmicas (GNA I e GNA Porto do Açu II) estiverem em operação. A construção dos empreendimentos tem previsão de cerca de R$ 10 bilhões de investimento. No ápice da obra da UTE GNA I havia mobilização de cerca de 5,5 mil trabalhadores.
Fonte: Aneel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]