Campos tem primeiro caso confirmado de Influenza H3N2
Dora Paula Paes 03/01/2022 08:03 - Atualizado em 03/01/2022 11:04
Secretaria de Saúde de Campos
Secretaria de Saúde de Campos / Divulgação - Subcom Campos
O primeiro caso confirmado laboratorialmente para Influenza H3N2, em Campos, é de uma paciente idosa de 85 anos. A notificação ocorreu na semana passada, de acordo com esclarecimento da secretaria municipal de Saúde. “A senhora apresentou sintomas leves, se mantém em isolamento domiciliar e passa bem”, informa a pasta em nota. Nesta segunda-feira (3), a secretaria de Saúde retomou a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. A imunização está disponível a toda população com idade a partir dos 6 meses.
A orientação à população, diante de qualquer sintoma gripal, é buscar atendimento nas unidades de saúde para triagem e avaliação médica. Na quinta-feira (30), o Centro de Saúde de Guarus (CSU) começou a oferecer atendimento ambulatorial para pessoas com sintomas gripais mais leves. Os casos mais graves estão sendo atendidos na rede de emergência, que são as Unidades Pré-hospitalares (UPH’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital São José (HSJ).
Outros três centros para atendimento de síndrome gripal — a UBS da Penha, UBS Patronato São José, na Lapa, e a Escola Municipal Farol de São Tomé, situada na avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho — começaram a funcionar nesta segunda-feira (3).
Vacinação retomada
A secretaria municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, nesta segunda-feira (3), para as pessoas que ainda não receberam o imunizante este ano. Ao todo serão 12 postos de vacinação, sendo que no Clube da Terceira Idade é exclusivo para idosos acima de 60 anos e na secretaria de Saúde para gestantes. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos são por livre demanda.
Deve receber a vacina contra gripe toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização terá início às 9h e permanecerá enquanto houver estoque. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Todas as 3.370 doses da vacina recebida pelo município na noite de quarta-feira (29) foram distribuídas aos postos de imunização. A vacina Influenza que está sendo aplicada este ano protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, explica que, devido à baixa cobertura vacinal, este ano ocorreu o fenômeno conhecido como mismatch, que é o desencontro da cepa da vacina com a cepa circulante. “Embora a atual cepa predominante (H3N2 / Darwin) seja incluída na vacina da próxima campanha, quem não se vacinou ainda deve, sim, ser vacinado”, orienta o virologista. “A vacina que está disponível no SUS irá ajudar parcialmente na resposta imunológica do paciente em caso de infecção, evitando casos graves e internações pela doença, em especial, as pessoas que são fatores de riscos como grávidas, imunodeprimidos e crianças pequenas”, explica o subsecretário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS