Campos vacina população acima de 6 meses contra a gripe
03/01/2022 08:12 - Atualizado em 03/01/2022 10:59
Vacinação
Vacinação / Divulgação - Subcom Campos
A secretaria municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, nesta segunda-feira (3), para as pessoas que ainda não receberam o imunizante este ano. Ao todo serão 12 postos de vacinação, sendo que no Clube da Terceira Idade é exclusivo para idosos acima de 60 anos e na secretaria de Saúde para gestantes. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos são por livre demanda.
Deve receber a vacina contra gripe toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização terá início às 9h e permanecerá enquanto houver estoque. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Todas as 3.370 doses da vacina recebida pelo município na noite de quarta-feira (29) foram distribuídas aos postos de imunização. A vacina Influenza que está sendo aplicada este ano protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, explica que, devido à baixa cobertura vacinal, este ano ocorreu o fenômeno conhecido como mismatch, que é o desencontro da cepa da vacina com a cepa circulante. “Embora a atual cepa predominante (H3N2 / Darwin) seja incluída na vacina da próxima campanha, quem não se vacinou ainda deve, sim, ser vacinado”, orienta o virologista. “A vacina que está disponível no SUS irá ajudar parcialmente na resposta imunológica do paciente em caso de infecção, evitando casos graves e internações pela doença, em especial, as pessoas que são fatores de riscos como grávidas, imunodeprimidos e crianças pequenas”, explica o subsecretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 19 de abril e foi realizada em três etapas entre os grupos prioritários. Em 5 de julho, a imunização foi ampliada para toda a população com idade acima dos seis meses. A cobertura vacinal no município alcançou 66% do público esperado.
Locais de vacinação contra a gripe
Cidade da Criança – Exclusivamente para gestantes, puérperas e crianças de seis meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias
Secretaria de Saúde – Exclusivamente para gestantes e puérperas
Clube da Terceira Idade – Exclusivamente para idosos acima de 60 anos
Ubsf Parque Rodoviário
Ubsf Parque Imperial
Ubsf Baleeira
Ubsf São Sebastião
Ubs da Penha
Ubsf Félix Miranda
Ubsf Conselheiro Josino
Centro de Saúde de Guarus
Uph de Travessão
 
 
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS