Polícia Federal cumpre mandados em Campos em operação contra comércio ilegal de cigarros
24/06/2021 08:41 - Atualizado em 24/06/2021 09:44
A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumprem nesta quinta-feira (24) mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra acusados de envolvimento com um grupo criminoso que atua na comercialização ilegal de cigarros no estado. O MPRJ estima que a organização criminosa faturou R$ 45 milhões de 2019 até hoje.
Os mandados da Operação Fumus, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da capital, estão sendo cumpridos em Campos, na cidade do Rio de Janeiro e em cidades da Baixada Fluminense.
De acordo com o MPRJ, 40 pessoas foram denunciadas, entre elas seis policiais militares por participação no esquema, que obrigava comerciantes de cigarro em sua área de influência a vender exclusivamente produtos de uma marca específica. Além disso, as vítimas eram obrigadas a vender os cigarros nas condições impostas pelo grupo criminoso, observando um tabelamento de preço.
A empresa de cigarros é sediada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e, de acordo com o MPRJ, tem relação estreita com o grupo criminoso.
O esquema abrangia o uso de “fiscais” e “seguranças”, que apreendiam cigarros de outras marcas e ameaçavam os comerciantes, com ajuda de quadrilhas locais, como milícias e grupos especializados no tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos da ação são investigados por organização criminosa e outros crimes como extorsão, roubo, corrupção, lavagem de dinheiro e delitos tributários.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS