A história do Cine Teatro Trianon contada em livro
13/03/2021 07:48 - Atualizado em 13/03/2021 08:31
A professora Juliana da Silva Pinto Carneiro lançará virtualmente, no dia 18 agora, o livro “Nos tempos do Trianon: Campos se diverte!”. Ela iniciou a pesquisa em 2001, no doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Juliana, campista que reside no Rio de Janeiro, estava decidida, tal como fizera no mestrado, a seguir com objetos de pesquisa relacionados a sua terra natal.
Com Victor Melo parceiro no projeto, ela optou pelo Cine Teatro Trianon, que foi idealizado e erguido por Francisco de Paula Carneiro, o Capitão Carneirinho, seu bisavô.
O incentivo da Lei Aldir Blanc permitiu o crescimento do projeto. E Juliana publicará ainda um vídeo e um site. E realizará um webnário, quando ocorrerão os lançamentos — o pdf do livro estará disponível para ser baixado gratuitamente.
TRANSIÇÃO
Juliana, pelas redes sociais, revela que buscou fazer um passeio pela vida cultural de Campos na transição dos séculos XIX e XX, “uma cidade que, mesmo marcada por uma vocação rural, foi se urbanizando e se modernizando”.
Ela assinala que esse foi o cenário no qual surgiu o Teatro Trianon, idealizado, erguido e dirigido por Francisco de Paula Carneiro, empresário que inseriu a "Pérola do Paraíba" no circuito artístico nacional.
Se, por um lado, o ponto de partida da pesquisa relacionou-se estreitamente com o contato de Juliana com as “histórias da cidade”, por outro, o que garantiu a energia para a continuação do trabalho foi o permanente sentimento de estranhamento, “tão caro aos historiadores”.
ESTRANHAMENTO
Juliana diz mesmo que “estranhamento talvez seja a melhor expressão para lançar um livro no meio dessa tragédia que estamos vivendo #VivaoSUS #VemVacina #foraGenocida”.
Para Juliana Carneiro, de alento fica o compromisso de, tão logo possível, imprimir o livro e fazer um lançamento presencial, com muita aglomeração e festa.
"Acho que Carneirinho, o homem do entretenimento, torcia para que fosse assim. Que seja!", afirma ela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]