A Defesa Civil de Santo Antônio de Pádua emitiu um alerta para o aumento do nível do rio Pomba no município do Noroeste Fluminense. O Serviço Geológico do Brasil colocou a região em estágio de alerta e a Prefeitura prevê que o nível do rio suba durante a madrugada dessa terça-feira (12). De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o nível do rio era de 4,21m na medição realizada às 21h45 desta segunda (11) e a cota de transbordo é de 5m na área central.
Pelas redes sociais, a Defesa Civil de Pádua pediu para que moradores de regiões ribeirinhas fiquem atentos, principalmente nos bairros mais baixos da cidade.
Não houve nenhum registro de chuva significativa no município, mas nos últimos dias a região da Zona da Mata de Minas Gerais, onde fica a cabeceira do rio Pomba, foi atingidas por fortes precipitações que fizeram o nível subir.
Na cidade mineira de Cataguases, o Pomba chegou a entrar no nível de atenção, mas não houve transbordamento. No entanto, além do volume de água por causa da chuva, a represa de Barra do Baraúna, no município de Laranjal, está com uma vazão alta, o que preocupa em Pádua.