Caio Vianna fala em participação do pai em eventual governo, mas garante protagonismo próprio: "Quem vai liderar sou eu"
13/10/2020 07:54 - Atualizado em 13/10/2020 11:10
“Na minha gestão, quem vai liderar o processo sou eu”. Foi o que afirmou o candidato a prefeito de Campos pelo PDT, Caio Vianna, em entrevista nesta terça-feira (13) na primeira edição do Folha no Ar, da Folha FM 98,3. Questionado sobre a participação que os seus pais, o ex-prefeito Arnaldo Vianna e a ex-primeira dama e ex-vereadora Ilsan Vianna, terão em seu governo caso seja eleito, Caio abriu as portas para tê-los como referências, mas garantiu protagonismo próprio.
— A participação do Arnaldo e a referência que eu tenho em relação a ele é muito importante. Quero ouvir, obviamente, os conselhos sempre dele. Ele vai participar como um todo, podendo opinar em todas as áreas do município, porque ele tem experiência para isso, tem bagagem para isso, e mais, tem resultado positivo — disse Caio Vianna. — Ele tem credibilidade e moral para participar e opinar da forma que ele quiser. É muito importante, sim, a participação do Arnaldo Vianna na nossa gestão — pontuou.
Sobre a mãe, Ilsan Vianna, Caio afirmou não ser um desejo dela a ocupação de uma secretaria, citando o fato de ter deixado a vida pública para cuidar de negócios empresariais da família.
— Ela tem muito conhecimento para poder ajudar e aconselhar também. Mas, não é um desejo dela. E uma coisa que precisa ficar claro: meus pais tiveram participação na vida pública na nossa cidade. Mas, é preciso entender uma coisa: na minha gestão, quem vai liderar o processo sou eu. Eles vão ter participação; o Arnaldo tem muito para contribuir; pode aconselhar no que acharem necessário. Mas, quem toma as decisões e quem lidera o processo sou eu: Caio Vianna — enfatizou.
Afirmando não haver "solução mágica", o candidato pedetista abordou temas pertinentes à retomada de programas sociais no município, entre eles o Cheque Cidadão, a Passagem Social e o Restaurante Popular.
— Hoje, eu consigo entender que é possível a gente retomar com esses programas sociais de forma planejada, de forma gradual. Não é sair voltando de forma a imaginar que vai voltar o que era antes; não é assim. É uma questão que tem que ser planejada, gradativa. Mas, é possível voltar. E a gente vai fazer isso. Vamos iniciar já no primeiro ano de governo, e vamos aumentando em decorrência, obviamente, avaliando a questão econômica do município — disse Caio. — Não estamos dizendo que vai dar para atender às 45 mil pessoas (em situação de extrema pobreza) de imediato. Estamos dizendo que é possível, de forma gradual e planejada, você implementar o retorno desses programas sociais importantes para a sociedade, para que, com isso, a gente consiga diminuir esse grave ambiente social que a cidade vem enfrentando pelo desmonte social que foi feito durante a última gestão — acrescentou.
Na Educação, foi prometido por Caio retomar programas como o Navegar é Preciso e a Bolsa Universitária, além de intensificar a adoção do ensino em tempo integral, hoje em vigor com o Centro Municipal de Educação Integral (Cemei).
— Vamos investir de novo no programa Navegar é Preciso e, muitas vezes, aproveitar estruturas até mesmo das escolas municipais, para que a gente não gere mais custo para o município em outras unidades de imóveis e possa ali promover um espaço do conhecimento, que é o que eu venho chamado de Navegar é Preciso 2.0, onde nós vamos levar a inclusão digital novamente e promover cursos de capacitação — prometeu o prefeitável. — Vamos voltar com o programa Bolsa Universitária, um programa extraordinário, importantíssimo, que fez com que muitas pessoas na nossa cidade pudessem ter uma formação de ensino superior, entrar no mercado de trabalho, dar dignidade para a sua família e pagar as suas contas — afirmou Caio. — Nós vamos ampliar o programa de ensino em tempo integral. Na verdade, esse programa é oriundo do PDT, do Darcy Ribeiro, que foi implementado pelo Leonel Brizola no Governo do Estado, através dos Cieps, e o que a Prefeitura fez foi copiar o modelo e trocar o nome. Mas, é exatamente isso. Vamos aproveitar, muitas vezes, as estruturas que já existem, para a gente transformar essas escolas num menor custo para o município e dando uma maior eficiência na educação para as nossas crianças — pontuou.
Na Saúde, Caio falou sobre o projeto de reformar o Hospital Geral de Guarus (HGG) através de parcerias com os governos federal e estadual e emendas parlamentares; restabelecer o programa Saúde da Família e acabar com filas para realização de exames e consultas.
— A saúde é o principal problema que a nossa cidade enfrenta hoje, e será a principal prioridade no nosso governo. A saúde de Campos não vem sofrendo por falta de recurso. Inclusive, no ano passado, em 2019, foram gastos R$ 857 milhões na saúde, o maior orçamento já destinado à saúde do município de Campos. O que está faltando na saúde de Campos é gestão. E, para isso, de forma imediata, nós vamos dar um choque de gestão na saúde do município — falou o candidato, abordando ainda a possibilidade de reimplementar o plano de Saúde para servidores públicos municipais. — A gente precisa, de forma planejada, voltar com esse programa de novo. Ele é importantíssimo, mas a gente precisa fazer isso de forma planejada. O que eu posso me comprometer é que, como a gente implementou lá atrás, será uma prioridade para a gente implementar novamente na nossa gestão, de forma planejada e com cuidado — comentou em outro trecho da entrevista.
Em relação ao transporte público, Caio pretende acabar com o modelo tronco alimentador. "O transporte público hoje implementado mostra a tamanha incapacidade que essa gestão teve de ouvir a população, de ouvir os permissionários de vans, de ouvir os rodoviários, de ouvir a sociedade civil organizada. Não foi bom para ninguém esse modelo. (Independente do) que estava ou não estava funcionando, mas esse modelo foi uma tragédia", disse ele. "Nós vamos chamar os permissionários de vans, vamos chamar os rodoviários, a sociedade civil organizada, e vamos transformar completamente o transporte público", prometeu.
Confira a entrevista completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS