Com 54 votos, Vagner Xavier é aclamado presidente do Americano
Matheus Berriel 10/05/2020 13:20 - Atualizado em 03/06/2020 18:19
Vagner Xavier terá como vice o atual presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Rangel
Vagner Xavier terá como vice o atual presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Rangel / Divulgação
Agora é oficial: o empresário Vagner Xavier é o novo presidente do Americano. A eleição para a diretoria do próximo triênio aconteceu na manhã deste domingo (10), via e-mail e WhatsApp devido à pandemia do novo coronavírus, e o sócio administrador da Limport Serviços, parceira do clube, foi eleito por aclamação com 54 votos. O vice-presidente será Fábio Rangel, que presidiu o Conselho Deliberativo durante a gestão Carlos Abreu. A chapa foi a única registrada no pleito.
O novo Conselho Deliberativo terá Octávio Fernandes como presidente e João Isidro como vice, além de outros 23 conselheiros titulares e 10 suplentes, com renovação de aproximadamente 50%.
Projetos — Em entrevista publicada na edição deste fim de semana da Folha da Manhã, o novo presidente do Americano, Vagner Xavier, revelou o desejo de unir em um trabalho o atual treinador alvinegro, Rafael Soriano, com o técnico Josué Teixeira, que deixou o Cano em janeiro.
— Ainda não há nada em mente com relação a treinador, gerência de futebol. Vejo que os dois últimos trabalhos feitos no clube trouxeram os melhores resultados esportivos do Americano em quase uma década — disse Vagner. — Conheço Soriano e sua família há mais de 20 anos. Tive oportunidade de jogar bola com o saudoso Rui, avô de Soriano, e acompanhei seu trabalho no Campos, além dessa brilhante passagem em nosso Americano. Não podemos deixar de ressaltar o trabalho e a experiência do Josué Teixeira, que pegou nosso clube na série B (do Estadual) e nos levou a ser campeões da Copa Rio, jogar a Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro da Série D e, principalmente, a primeira divisão do Estadual. Meu sonho é poder juntar essas duas pontas: Josué e Soriano. Quem sabe? — comentou o candidato.
Dirigir o Americano no próximo triênio será o primeiro desafio de Vagner Xavier em um clube que tem o futebol como carro chefe. Contudo, o empresário tem experiência na área social, como vice-presidente do Clube de Regatas Saldanha da Gama, de 2010 a 2012, durante a gestão do ex-presidente Mário Arêas Terra Filho. Outro fator favorável é a presença de Fábio Rangel em sua chapa, representando a continuidade do projeto atualmente liderado pelo presidente Carlos Abreu, que optou por não se candidatar à reeleição.
— Indiretamente, participei da gestão de Carlos Abreu. Tenho o Fábio Rangel, atual presidente do Conselho, como meu vice, e, assim que nossos nomes forem confirmados, poderemos dar os primeiros passos para a transição. Mas, não estamos pegando o clube no escuro — afirmou Vagner, citando a inauguração do novo estádio Godofredo Cruz como um dos pilares para alavancar o clube. — Assim que tomarmos posse em frentes políticas, econômicas e esportivas, pego um clube com projeto de captação aprovado no Ministério (secretaria especial) do Esporte; com previsão de receitas da próxima Seletiva e, se tudo der certo, nosso novo Godofredo, um dos mais novos estádios do Brasil. É hora de apostar para podermos passar da Seletiva e, com mais receita, planejar os próximos anos. Entendo futebol como um negócio em que o Americano tem tudo para ser o maior do interior do Rio: Centro de Treinamento (CT) de ponta, estádio de ponta e teremos gestão de ponta — prometeu.
Atualmente, uma comissão de obras do Americano acompanha os trabalhos no novo Godofredo Cruz. O contrato firmado com a Imbeg Engenharia tem prazo previsto para agosto deste ano, podendo ser prorrogado em até 180 dias.
— Já entraram na fase de acabamento das partes internas, como banheiros e vestiários, e acreditamos que a empresa vai cumprir o prazo, que deve chegar ao último trimestre desse ano. O torcedor alvinegro, assim como eu, espera ver a próxima Seletiva em nosso estádio. A ansiedade de todos é a mesma — disse Vagner.
Na parte econômica, um dos planos do próximo presidente é intensificar a participação de torcedores na Timemania. Quando o Americano é marcado como time do coração na loteria, há reversão de verba para o clube. Vagner também planeja intensificar os trabalhos na formação de atletas:
— A Canomania é uma excelente oportunidade de aumentarmos receita em curto prazo; analisar as despesas correntes, para termos um clube enxuto e viável financeiramente. O futebol vai se bancar com suas próprias receitas. Teremos calendário para peneiras no clube. Campos e o Norte Fluminense sempre foram celeiros de craques, e o Americano tem que ser a primeira opção da nossa região. O clube só voltará a brigar com os grandes quando apresentarmos algo diferente, na hora que voltarmos a revelar jogadores. Esse trabalho já começou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS