Nível dos rios baixa e municípios começam a reparar estragos
Paula Vigneron 28/01/2020 10:03 - Atualizado em 31/01/2020 16:36
  • Marinha atua em Cardoso Moreira

    Marinha atua em Cardoso Moreira

  • Marinha atua em Cardoso Moreira

    Marinha atua em Cardoso Moreira

  • Paraíba do Sul baixou de 9,08m para 8,88m

    Paraíba do Sul baixou de 9,08m para 8,88m

Após quatro dias de enchentes e inundações, os rios da região Norte e Noroeste Flumimense começam a voltar ao nível normal. Na tarde desta terça-feira (28), apenas os rios Muriaé e Itabapoana estão acima da cota de transbordo em Italva, Cardoso Moreira e Bom Jesus de Itaboapana. Nas ruas, a água foi substituída pela lama e dez municípios afetados na região realizam mutirões de limpeza para que parte dos 15 mil desalojados ou desabrigados comecem a retornar para suas casas. A BR 356 está liberada desde essa manhã em Itaperuna, mas continua totalmente interditada em Cardoso Moreira, próximo à entrada do distrito de São Joaquim. Uma rota alternativa que passa pela RJ 194, no distrito de Pureza, em São Fidélis, está sendo utilizado por motoristas que seguem para Italva. Dois municípios decretaram situação de emergência: São Francisco de Itabapoana e Bom Jesus de Itabapoana.
Os municípios afetados pela chuva são: Campos, Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Varre-Sai, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana.
Após a interdição total da avenida Cardoso Moreira, nessa segunda-feira (27), a Prefeitura de Itaperuna anunciou a liberação da via, "em virtude da ainda lenta, mas progressiva baixa do nível das águas no Centro da cidade". Foi flexibilizada a interdição do tráfego, "liberando a circulação de veículos, com a recomendação aos proprietários de veículos baixos que dirijam com cuidado e sigam as orientações da Guarda Municipal". O rio Muriaé, nesta manhã, retornou à calha e, de acordo com a última medição, está em 4,39 metros. A secretaria de Governo informou que todos os acessos à cidade estão liberados e o poder público está trabalhando na limpeza das ruas e na assistências à população e, principalmente, às 113 famílias desabrigadas.
O nível do rio Muriaé, no município de Italva, registra diminuição de 2,5 centímetros por hora. De acordo com informativo da Defesa Civil da cidade, às 10h20 desta terça-feira (28), a medição indicou que o rio estava em 4,85 metros, ainda 65 centímetros acima da cota de transbordo. Em Cardoso Moreira, o rio está em 9,32 e a cota de transbordo é de 8m.
Em Campos, a prefeitura informou que fez a mudança de 35 famílias de Três Vendas para a igreja da localidade, uma unidade escolar no Parque Aldeia e casa de familiares e amigos.
Previsão até fevereiro — A previsão do tempo para esta terça-feira, em todo o Rio de Janeiro, é de instabilidade, com céu nublado e probabilidade de pancadas de chuvas isoladas, principalmente no Norte do Estado, no período da tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em informativo publicado nessa segunda-feira e válido até o dia 2 de fevereiro, explicou que a previsão indica continuidade das chuvas na região Sudeste. Dados apontam que, para o Rio de Janeiro e São Paulo, há probabilidade de chuvas, com variação entre 40 mm e 100 mm. Em Minas Gerais, os volumes devem ficar em 20 mm e 50 mm, podendo ultrapassar os 80 mm em algumas regiões. Já no Espírito Santo, o acumulado deve variar entre 10 mm e 40 mm.
Distribuição de água no interior
Distribuição de água no interior / Divulgação
Defesa Civil do Estado, Marinha e Exército atuam nos municípios atingidos
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) atua, desde segunda-feira, em apoio aos municípios do interior que registraram cheias e enchentes nos últimos dias. Os trabalhos contam com cerca de 40 agentes. Nesta terça, foi iniciada a distribuição de água para as cidades afetadas, como Cardoso Moreira, Italva e Porciúncula. A entrega está sendo feita por uma aeronave do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, além de caminhões dos dois órgãos. Em Itaperuna, um caminhão do Exército está sendo utilizado para levar doações a áreas mais isoladas.
A Sedec realiza distribuição de água e de material de ajuda humanitária para desalojados e desabrigados, como colchões e kits dormitórios com lençol, cobertor, travesseiro e fronha. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) auxilia as ações da Sedec-RJ na região, com cerca de 100 bombeiros militares, viaturas, embarcações, helicópteros, barracas de camping, coletes, lanternas, cordas para salvamento de pessoas, entre outros equipamentos.
Estrada - O DER-RJ informou que as equipes do departamento seguem trabalhando em conjunto com as prefeituras de São Francisco de Itabapoana, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, cedendo caminhões e retroescavadeiras para ajudar no que for necessário. O trabalho segue de forma gradativa, pois há muitas barreiras na região. Uma equipe de engenheiros do DER realizou vistorias para avaliar a situação das estradas da região. Os relatórios serão enviados à Diretoria de Obras do departamento para elaboração de projetos para obras de contenção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS