Região de Lagoa de Cima ainda com transtornos causados pela chuva
Ícaro Barbosa 29/11/2019 21:34 - Atualizado em 03/12/2019 13:16
As chuvas que caíram sobre Campos desde o dia 21 ainda causam impactos aos moradores de Morro Grande, localidade a caminho de Lagoa de Cima. Eles enfrentam inúmeros problemas desde que ficaram ilhados. O aumento no nível do rio Ururaí, que nesta sexta-feira (29) estava em 4,65m, resultou em diversos pontos de interdição na RJ 208, principal via de acesso à Lagoa de Cima. O alerta de chuvas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, deixou os moradores ainda mais preocupados.
— Esse risco de chuva, ainda mais agora que parecia que a situação estava melhorando, deixa a gente muito preocupado. As crianças já não estão indo para a escola, o acesso para conseguir comprar as coisas está muito difícil, subir para a lagoa é só com canoa — disse o administrador de fazenda Alexandre Valadares, de 39 anos.
A Prefeitura, por meio de nota, informou que o nível do rio Ururaí atingiu a cota de 4,68m no dia 26, baixou para 4,66m na quinta-feira (28) e ontem baixou mais um centímetro, ficando com 4,65m.
Para trabalhar os moradores da região de Lagoa de Cima têm que realizar o deslocamento por canoa e rotas alternativas dentro das fazendas, mesmo os que possuem veículo motorizado têm que realizar alguns trajetos de cavalo ou bicicleta. Uma dessas pessoas foi Rodrigo Barreto da Hora, de 24 anos, também administrador de fazenda.
— Eu estou tomando coragem para atravessar meu carro e deixá-lo na casa de parentes, na Tapera. Caso precise ir para o Centro, uso uma rota por dentro da fazenda que, por mais enlameada que esteja, tenho como fazer a cavalo — declarou Rodrigo, antes de cruzar um dos alagamentos na RJ 208, a caminho da Tapera.
O pescador Enildo Nascimento de Souza, de 55 anos, falou que o tempo chuvoso é um atraso para todos na área, especialmente para as crianças que “não podem ir à escola, se quiserem tem que andar por mais de um quilômetro com água na cintura para chegar na RJ 190. Os ônibus, que são veículos mais altos que os carros, que conseguem passar do primeiro alagamento, não estão passando”.
As pessoas ilhadas na região também contam com ajuda da Prefeitura. Dois caminhões-pipa da Empresa Municipal de Habitação (Emhab) garantiram abastecimento de água potável para 60 famílias da área residencial de Lagoa de Cima, o trabalho é feito três vezes por semana nas residências onde há necessidade. O abastecimento, no entanto, havia sido afetado pelo alagamento na estrada de Santa Cruz, sendo cumprido ontem desviando da estrada principal, que permanece alagada, e pegando uma rota por dentro de uma propriedade particular.
De acordo com a previsão do Inmet, neste sábado em Campos a temperatura deve variar entre 24ºC (máxima) e 19ºC (mínima), com possibilidades de pancadas de chuva isoladas durante todo o dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS