Alerta de chuva para região nos próximos dias
Virna Alencar 28/11/2019 16:13 - Atualizado em 03/12/2019 13:13
Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha)
Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha) / Genilson Pessanha
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quinta-feira (28) alerta de chuvas até esta sexta-feira (29), para os estados do Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES). A previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O Grupo de Emergências em Alagamentos formado pelo município de Campos também emitiu alerta para a chegada da frente fria que já se desloca pelo Rio de Janeiro em direção ao Norte e Noroeste do estado. Já chove forte em diferentes pontos da capital e a previsão para Campos e região feita pelos institutos de meteorologia é de mais de 100mm distribuídos pelos próximos cinco dias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha, como o rio Paraíba do Sul não tem assustado, a preocupação é com o sistema que compõe os rios da região do Imbé, que abastecem a Lagoa de Cima, que deságua no rio Ururaí, que desce em direção à Lagoa Feia, que deságua no mar pelo Canal das Flechas.
— É um sistema que necessita de alteração no escoamento, o que não existe desde 1990, com a extinção do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), que dragava permanentemente os canais. Nossa torcida é para que não chova um grande volume concentrado em poucas horas, porque é esse tipo de chuva o que costuma causar maiores transtornos. Como ainda temos uma grande região com pontos de alagamento, o ideal seria não termos precipitações pelo menos nos próximos 20 dias — disse ressaltando que a cota do Rio Ururaí está em 4,66m nesta quinta-feira (28), tendo baixado 2 cm em relação à quarta-feira (27).
Nos últimos dias, toda a parte de Campos da região do Imbé sofreu alagamentos com as constantes chuvas que atingiram o estado desde a quinta-feira (21), exigindo um trabalho coordenado de socorro a dezenas de famílias. Nas ações, foram utilizados dois helicópteros, um do Corpo de Bombeiros e outro da Polícia Civil, para levar água e alimentos a pontos isolados. A assistência vem se estendendo desde então, com base em constante monitoramento de toda a região.
De acordo com o INMET, nesta quinta-feira (28), em Campos, a temperatura varia entre 18ºC (mínima) e 32ºC (máxima), com tempo parcialmente nublado e com possibilidade de chuva em áreas isoladas, durante à tarde, e tempo nublado a encoberto com chuva isolada, à noite. Para sexta-feira (29), a temperatura varia entre 19ºC (mínima) e 23ºC (máxima), com tempo permanecendo encoberto a nublado com pancadas de chuva durante todo o dia.
Entre as orientações emitidas pelo Instituto estão: evitar enfrentar o mau tempo; observar alteração nas encostas; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos; obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ações – Desde a última quinta-feira (21), quando as fortes chuvas começaram a causar problemas para dezenas de famílias em Campos, o Grupo de Emergências em Alagamentos iniciou levantamento da situação e ajuda às pessoas afetadas. E desde então, já foram distribuídos 197 fardos de água, 182 cestas básicas, 72 colchonetes e 57 cobertores às famílias atingidas, a maioria na região do Imbé, na parte serrana do município. As ações contam com auxílio do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Prefeitura de Campos, prosseguem os trabalhos de limpeza no Canal Cacomanga e do Canal Coqueiro, para escoamento da água das chuvas intensas registradas nos últimos dias no município. A ação conta com máquinas de uma parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), pelo projeto “Limpa Rio”. O projeto inclui, ainda, a limpeza do Canal São Bento. A Prefeitura, por sua vez, informou que já vem dragando outros canais e valas urbanas.
Na última quarta-feira (27) também foi iniciada a construção de um desvio na altura do trecho alagado da estrada para o assentamento rural Pau Funcho, em Pernambuca. Na estrada para o Imbé por Santa Cruz, a via continua interditada devido a um ponto alagado, mas o caminho para a mesma região pela RJ-190 já foi parcialmente liberado desde terça (26), após recuperação parcial do trecho rompido, feita pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), que ainda atua na área.
O Grupo de Emergências em Alagamentos é composto pela Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (Sulimp) e Empresa Municipal de Habitação (Emhab).
Com informações da Prefeitura de Campos
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS