Ações no Calçadão de Campos no Dia Mundial do Diabetes
12/11/2019 17:01 - Atualizado em 16/11/2019 12:10
Divulgação/Supcom
O Dia Mundial do Diabetes será marcado em Campos com uma ação de conscientização no (Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), nesta quinta-feira (14), de 8h às 12h. A população será orientada sobre a importância da prevenção, associada à educação alimentar e a prática esportiva, buscando reduzir o sedentarismo, fator que contribui para a doença. A realização é da secretaria municipal de Saúde e da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Na última semana, o endocrinologista Luiz Elpídio Manhães e a vice-presidente do Rotary Club de Campos, Iara Moser Manhães, se reuniram com o presidente da FME Raphael Thuin, para definir as ações do dia de conscientização.
— Acho muito importante trabalhar junto com a secretaria de Saúde para mostrar que o esporte é uma ferramenta de transformação social e de qualidade de vida. A prática esportiva contínua só traz benefícios — destacou Raphael Thuin.
Coordenador do Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia) da secretaria Municipal de Saúde, o endocrinologista Luiz Elpídio Manhães explicou que diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. De acordo com o médico, o Hiperdia atende mensalmente, em média, 2,8 mil pessoas.
— É um serviço prestado à população e totalmente gratuito. O centro atende pacientes com lesões de pele de diversas etiologias, sendo as de causas vasculares, traumáticas e infecciosas liderando, com percentual de cerca de 60%. Já as lesões causadas pela complicação do diabético somam cerca de 40%. Para prestar um atendimento globalizado, contamos com uma equipe multiprofissional — destacou o especialista.
Amanhã, a equipe da FME participará das atividades com equipes de dança, taekwondo e karatê. Já a secretaria de Saúde estará com uma tenda fazendo teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação da circunferência da cintura e orientação nutricional.
Fonte: Prefeitura de Campos.
Divulgação/Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS