Campos recebe a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial do Norte Fluminense
Paulo Renato do Porto 31/07/2019 22:16 - Atualizado em 05/08/2019 15:19
O maior investimento do governo estadual na agricultura será executado no Norte Fluminense. A declaração é do secretário estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, que na noite desta quarta-feira participou da abertura da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial do Norte Fluminense, no Parque de Exposições, na Pecuária. Feira acontece até a próxima segunda-feira.
— Já estamos na fase final dos estudos para que sejam iniciadas as obras que tem por finalidade a construção de um projeto de irrigação e de recuperação dos canais. Trata-se de algo fabuloso, poucos sabem, mas são 1.500 km de rede de canais, extensão só superada por uma região dos Estados Unidos. Com esta obra concluída vamos preparar o caminho para que a lavoura canavieira e outras culturas possam fazer com que esta região volte a ocupar o seu espaço, especialmente na lavoura canavieira — disse o secretário.
Lopes lembrou que o Rio é o segundo maior consumidor de alimentos do país, mas produz muito pouco.
Presente ao evento, o prefeito Rafael Diniz disse que a ExpoAgro é uma “marca registrada”, ao mesmo tempo em que analisou o cenário dos tempos atuais e as perspectivas futuras.
— É sempre uma grande alegria participarmos da abertura da ExpoAgro, uma marca registrada de nossa cidade que atrai os olhos da região e nos dá a certeza de que precisamos recuperar a nossa agricultura, que foi relegada ao longo desses anos, talvez pela fatura de royalties que hoje não existe mais — frisou.
Rafael Diniz enumerou alguns dos projetos que seu governo tem implementado em prol da recuperação da agricultura.
— Estamos fazendo a nossa parte, valorizando a merenda escolar com os produtos cultivados em nosso município, colocando à disposição dos agricultores dez máquinas que já estão trabalhando no campo para beneficiar o produtor com o apoio dos deputados Paulo Feijó e Christino Áureo; estamos resgatando a antiga Ceasa, com o Polo Agroalimentar; incentivamos os pequenos produtores, através da agricultura familiar, e também apoiando a recuperação da cultura da cana com o Agrocana. Recuperar a agricultura para garantir o nosso desenvolvimento — afirmou ainda o prefeito.
A ExpoAgro, que contou com as bênçãos do bispo tradicionalista Dom Fernando Riffan, foi declarada aberta pelo presidente Ronaldo Freitas Arêas e contou também com as presenças dos deputados Wladimir Garotinho, Hugo Leal, Gil Vianna, João Peixoto, Gil Vianna e Chiquinho Brazão, além de vereadores e secretários municipais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS