Witzel convida Franquis para ser candidato a prefeito de SJB pelo PSC
13/05/2019 18:19 - Atualizado em 13/05/2019 19:16
Se o tabuleiro político de São João da Barra parece mais frio, sobretudo por aguardar definições do grupo governista, a oposição articula para viabilizar um nome. Depois de ter sido lançado pré-candidato pelo ex-prefeito Betinho Dauaire, o vereador Franquis Areas (ainda no PR) foi convidado pelo governador Wilson Witzel para ser o nome do PSC na disputa pela Prefeitura sanjoanense em 2020.
O convite aconteceu no Rio de Janeiro, após uma reunião no Palácio Guanabara, articulada pelo deputado estadual Bruno Dauaire, líder do PSC na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). No encontro institucional, foram tratados assuntos relacionados ao município, como a questão do avanço do mar em Atafona. Nesta reunião, também estiveram presentes o senador Flávio Bolsonaro (PSL), os secretários estaduais de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca, e de Desenvolvimento Econômico estadual, Lucas Tristão, além do vereador sanjoanense Eziel Pedro (MDB) e Betinho.
Ainda no Rio de Janeiro, após o encontro no Guanabara, o convite de Witzel a Franquis foi oficializado. Ao ser lançado como pré-candidato por Betinho, Franquis comentou: “Claro que será uma honra ser candidato e administrar um município que tive a alegria de servir como secretário de Transporte e vereador por três mandatos consecutivos, mas tudo tem a sua hora. O momento é continuar o meu trabalho no Legislativo”.
Encontros — Na semana passada, o governador Witzel recebeu no Guanabara (aqui) a prefeita de SJB, Carla Machado (PP). Na reunião, eles trataram sobre retomadas de obras estaduais paradas no município, como a ponte da Integração e a pavimentação da estrada do bairro de Fátima, na chegada da sede do município, entre outros assunto. 
Nome governista — Entre os governistas, o principal nome é o da prefeita. Contudo, sua elegibilidade depende da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com relação ao processo originário da operação Machadada. Nas duas primeiras instâncias, Carla, o ex-prefeito Neco (MDB), o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB) e o vereador Alex Firme (PP) foram condenados a oito anos de inelegibilidade, a contar de 2012. Porém, uma decisão monocrática suspendeu a sanção, até a decisão do TSE. O processo está há três meses, sem movimentação, no gabinete do ministro Og Fernandes.
Terceira via — Além dos nomes da polarização, o próprio Betinho, em entrevista à Folha, falou sobre possíveis candidatos da terceira via. O ex-prefeito citou Juliano Rangel e o radialista Emilson Amaral. Também se colocam no cenário como possíveis candidatos o empresário Renê Fernandes e Mayck Lalanga. Outras possíveis candidaturas são aventadas, mas nada ainda consolidado, no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]