Prata no Futebol e Bronze no Vôlei nas Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi, uma Conquista Para Um Projeto Tão Novo, Enfatiza Raphael Thuin Abrindo a Boca para Marco Barcelos.
- Atualizado em 23/04/2019 17:36
1 - Raphael Thuin,na sua avaliação quais foram os maiores desafios e conquistas nestes dois anos à frente da Fundação Municipal de Esportes?
Quando assumimos em janeiro de 2017, encontramos a Fundação Municipal de Esportes (FME ) totalmente abandonada, as facilidades esportivas destruídas e mal cuidadas, um inchaço na folha e um número muito pequeno de atendimento ao público, que girava em torno de 1.500 atendimentos em toda a cidade. Em resumo o esporte estava abandonado em Campos.Em apenas 2 anos pulamos de 1.500 atendimentos para quase 19.000 mil atendimentos, eram 9 modalidades quando assumimos, hoje são mais de 52 modalidades esportivas em 56 pontos espalhados pela cidade.
Nesses 2 anos, com o total apoio e incentivo do nosso prefeito Rafael Diniz, criamos e retornamos projetos de extrema importância para nossa cidade, como, a volta dos JECS ( Jogos Estudantis de Campos) depois de 11 anos sem tê-los. Criamos a o VIA ESPORTE, área na Arthur Bernardes fechada aos domingos para esporte e lazer, voltamos com o Campeonato Campista de Natação depois de 25 anos, ajudamos a trazer os Jogos de Futebol Profissional de volta para nossa cidade (campeonato realizado no Estádio do Goytacaz), criamos o PARAESPORTE, hoje considerado o maior projeto público esportivo voltado para pessoas com Deficiência do BRASIL, em Farol já temos 7 modalidades esportivas o ano inteiro, fomos campeões do Cariocão de Basquete adulto num projeto em parceria com o Automóvel Clube, federamos a Fundação de Esporte na FARJ e estamos montando um time forte unindo os melhores nadadores de campos para competir de igual para igual com os grandes clubes, trouxemos eventos grandes como a Federal Kids, corridas, ciclismo, Estadual das Apaes, Rally, Vôlei, lutas e etc...
Realizamos em 2019 o melhor verão que Farol já teve, com 36 eventos esportivos, incentivando nosso turismo, economia e principalmente mudando a vida dos jovens de nossa querida Campos.
 2 - Raphael Thuin,como foi o desempenho das equipes Campistas no Mundial das Olimpíadas Especias em Abu Dhabi representando o Brasil?
 
O PARAESPORTE se tornou a nossa menina dos olhos, trabalhar com pessoas com deficiência e ver o desenvolvimento delas é extremamente gratificante. Em apenas 2 anos de trabalho já estamos atendendo mais de 1.000 mil pessoas com todos os tipos de deficiência, é lógico que o objetivo principal é a melhoria da qualidade de vida delas, mas quando aparecem talentos não podemos deixar de lado, começamos a peneirar aqueles que se destacam e os incentivamos a competir, ganhamos torneios regionais, estaduais, nacionais e nos classificamos para o Mundial das Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi esse ano, representando a Seleção Brasileira, foram 192 países e 9,5 mil atletas e nossos Campeões de Campos trouxeram a PRATA no futebol e o BRONZE no vôlei! É uma conquista impressionante para um projeto tão novo, isso mostra que nosso trabalho é feito com muito amor e dedicação. Temos o apoio real do prefeito e de toda sociedade que abraçou esse projeto tão maravilhoso!
 

3 - Raphael Thuin,a prática esportiva que tem sido alcançada por milhares de jovens,como está sendo feito o trabalho com os atletas que vem se destacando para o Alto Rendimento, podemos sonhar com um Campista nas Olimpíadas ?
Como disse anteriormente, em apenas 2 anos pulamos de 1.500 atendimentos para 19.000 atendimentos e vamos aumentar muito esse número ainda. É lógico que a probabilidade de aparecer atletas talentosos em um número grande de praticantes aumenta muito a possibilidade de acharmos campeões. Já temos alguns atletas em diferentes categorias se destacando a nível nacional, tenho certeza que se continuarmos o trabalho serio e firme que estamos fazendo teremos atletas Campistas nos representando em Competições internacionais, como Mundiais e Olimpíadas. O esporte é igual uma árvore, precisamos cuidar e regar que com certeza frutos aparecerão. O mais importante, assim como nosso governo tem feito, é a continuidade de um trabalho sério.
 

4 - Qual são os projetos para até o final de 2020?
 
Acredito que vamos passar dos 25 mil atendimentos em diversas modalidades. Um dos principais projetos para os próximos 2 anos é ajudar desenvolvimento do nosso Futebol, das escolinhas ao adulto. Hoje estamos com 10 escolinhas espalhadas pela cidade, e até o final de 2020 queremos chegar perto de 50 escolinhas de futebol espalhadas em todo o território de Campos. Queremos manter e ampliar tudo que está dando certo, trazer cada vez mais eventos e competições para nossa cidade, assim incentivando nossos jovens e ajudando no desenvolvimento de nossa cidade. Queremos explorar cada vez mais nossas belezas naturais, esse ano já iremos iniciar um projeto de Esportes Náuticos em Lagoa de Cima, já lançamos o projeto “Caminha Campos” que aos domingos reúne um grupo para uma Caminha Orientada em pontos turísticos de nossa cidade. O esporte é uma excepcional ferramenta para o desenvolvimento de uma cidade com maior qualidade de vida e com uma população cada vez mais saudável.
 
5 - Raphael Thuin, qual a palavra de incentivo para os jovens para a prática do esporte e como se inscrever na Fundação Municipal de Esportes?
 

O maior segredo para um futuro certo de um país é investir em seus jovens, a união da Educação, Esporte e Cultura muda positivamente uma Nação. Hoje a Prefeitura de Campos está dando uma oportunidade única na vida desses jovens nessas 3 áreas, aproveitem! Toda criança tem o sonho de virar um atleta, hoje Campos está dando a oportunidade desse sonho virar realidade, são mais de 50 modalidades em mais de 50 locais diferentes, projetos para crianças e adultos. Todos os projetos da FME são de graça, basta procurar o local mais perto de sua casa e se inscrever, levar foto 3x4, comprovante de residência, atestado médico e IMPORTANTE as crianças e jovens devem levar comprovante de matricula escolar.
VIVA O ESPORTE
VIVA SUA CIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]