Moradores relatam falta de profissionais
Victor Azevedo 25/01/2019 22:12 - Atualizado em 29/01/2019 16:17
Reprodução
A falta de profissionais para aplicar vacina na Clínica da Família, no Centro de São Francisco de Itabapoana, foi alvo de queixas por parte dos moradores. O caso teria acontecido na última segunda-feira (21), quando uma fila de pessoas com crianças se formou na unidade. Em nota, a secretaria de Saúde afirma que é “absolutamente improcedente a afirmação quanto à falta de atendimento e que foi constatado que na segunda-feira, o atendimento ocorreu de forma menos célere do que o habitual, devido à grande procura”.
Wilson Tavares, morador de Santa Clara, foi levar a neta para vacinar e saiu do local desapontado. “Não tinha ninguém para vacinar as crianças que lá estavam. Eram crianças de todos os lugares. Eu cheguei lá com minha neta 7h15, mas já tinha gente desde às 6h. O pessoal ficou até 14h30, 15h e mesmo assim alguns não conseguiram vacinar. Tinha um guarda que não deixou ninguém entrar. E não existiam funcionários para aplicar a vacina. Até tinha a vacina, mas não havia funcionário. É um absurdo”, reclamou.
Além do depoimento de Wilson, a reportagem da Folha da Manhã também recebeu um vídeo que mostra a longa fila formada no posto de saúde. É possível ver várias queixas de mães. Uma delas afirma que a situação “é um descaso com a saúde, não tem atendimento, estamos na fila desde as 5h. Isso é digno de uma denúncia no Ministério Público”, desabafa.
Ainda de acordo com a Prefeitura, “as imagens foram feitas, na última segunda-feira, na Clínica da Família, por uma usuária que havia acabado de ser atendida pelos profissionais que atuam na unidade”.
A nota diz ainda que “nenhum usuário deixou de ser atendido e a secretaria municipal de Saúde irá trabalhar para identificar a necessidade da adoção de medidas para proporcionar mais comodidade aos pacientes”. A Prefeitura informou também que “a Clínica da Família cumpre um importante e estratégico papel na política de Atenção Básica do Município, atendendo de forma eficaz e humanizada a uma média diária superior a 200 usuários da rede pública de saúde”.

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