Renovação na Alerj e Câmara
08/10/2018 22:04 - Atualizado em 10/10/2018 14:59
Renovação e polarização repetiram a disputa para a presidência da República e marcaram a eleição para os legislativos estadual e federal. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) terá uma renovação de 51% a partir do ano que vem. A composição da próxima legislatura contará com 34 deputados reeleitos e 36 que começarão seu primeiro mandato. A maior bancada será do PSL, com 13 deputados. Em sequência vem a do Democratas, com seis parlamentares, seguida pela do PSol com cinco. O deputado mais votado foi Rodrigo Amorim (PSL), com 140.666 votos. Na Câmara Federal, o quadro não é muito diferente: PT e PSL despontaram com as maiores bancadas. O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, continua com uma grande bancada, mas perdeu representação, ficando com 56 deputados. O maior crescimento foi do PSL, que saiu de um deputado eleito em 2014 para 52, 12 deles da bancada do Rio.
Na Alerj, um dos destaques foi o crescimento da bancada feminina. Na próxima legislatura serão 12 mulheres, um aumento de 33% em relação às nove deputadas que exercem mandato atualmente na Alerj. A campeã de votos foi a paraquedista do exército Alana Pessoa, que teve pouco mais de 106 mil votos e foi a terceira mais votada dos 70 eleitos.
Entre as eleitas estão ainda três mulheres que trabalhavam no gabinete da vereadora Marielle Franco (PSol), executada em março deste ano no Estácio, região central do Rio. São elas: Mônica Francisco, Renata Souza e Dani Monteiro, todas do PSol.
Em Brasília, o MDB perdeu quase a metade do espaço que tinha em 2014, quando elegeu 65 deputados. A bancada terá 34 parlamentares. O Partido Novo, que estreou nas eleições de 2018, conseguiu oito deputados. A nova Câmara continua marcada pela fragmentação partidária. São 30 legendas com representação no Parlamento.
A renovação foi alta em alguns estados. O PSL do Rio elegeu 12 parlamentares para a Câmara dos Deputados - 12 deles vêm da bancada do Rio.
O mais votado do Estado foi Hélio Fernandes (PSL), que utilizou o nome de urna de Hélio Bolsonaro. Ele obteve 345 mil votos, à frente de Marcelo Freixo (PSOL), eleito com 342 mil votos, e Alessandro Molon (PSB), 227 mil. Das 46 cadeiras, 30 serão ocupadas por estreantes no cargo.
Há quatro anos, o PSL havia eleito apenas um deputado federal. Só no Rio, elegeram-se desta vez Carlos Jordy, Delegado Antônio Furtado, Luiz Lima, Sargento Gurgel, Major Fabiana, Felício Laterça, Márcio Labre, Lourival Gomes, Chris Tonietto, Professor Joziel e Daniel Silveira. Já o PT só emplacou Benedita da Silva na Câmara pelo Rio.
O PSOL de Freixo terá quatro representantes - com ele estarão Talíria Petrone, Glauber Braga e Jean Wyllys. Mesmo número do DEM de Sóstenes, Rodrigo Maia, Pedro Paulo e Juninho do Pneu. O MDB elegeu outros três parlamentares: Daniela do Waguinho, Vinícius Farah e Gutemberg Reis.
A composição da Câmara traz novatos como o ator Alexandre Frota (PSL-SP) e a jornalista Joice Hasselmann (PSL-SP). Há ainda vários novatos ligados à área de segurança, como a Policial Katia Sastre (PR-SP), que ganhou fama nacional após abordar um assaltante em frente a uma escola.
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) é a veterana da próxima composição da Câmara. A parlamentar, que tem 84 anos, vai iniciar o sexto mandato consecutivo.
Outro veterano é o deputado Átila Lira (PSB-PI), 71 anos, que vai iniciar o oitavo mandato, sendo o sexto consecutivo. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS