Estudantes fecham BR 101 devido à falta de transporte público
Verônica Nascimento e Maria Laura Gomes 12/09/2018 12:05 - Atualizado em 13/09/2018 13:12
  • Protesto no Parque Aeroporto

    Protesto no Parque Aeroporto

  • Protesto no Parque Aeroporto

    Protesto no Parque Aeroporto

  • Protesto no Parque Aeroporto

    Protesto no Parque Aeroporto

  • Manifestação no Parque Aeroporto

    Manifestação no Parque Aeroporto

Estudantes dos parques Aeroporto e Boa Vista, em Guarus, interditaram a BR 101, no km 56, no final da manhã desta quarta-feira (12), em uma manifestação contra a falta de transporte público. Segundo os manifestantes, ônibus que passam não param para os estudantes, que não estão conseguindo chegar às escolas na área central. A rodovia permaneceu fechada por cerca de uma hora. O trânsito foi normalizado depois da chegada de um representante da Prefeitura de Campos, que marcou uma reunião nesta quinta-feira com uma comissão formada por responsáveis pelos estudantes no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Durante o protesto, foi registrado um engarrafamento de um quilômetro em ambos os sentidos da Campos-Vitória.
Moradora do Boa Vista, a manifestante Edna Cristina Francisco, de 20 anos, estuda no Ciep da Lapa. Ela relatou que jovens que moram na região estão há três semanas com dificuldades de transporte para estudar.
— Chegamos atrasados e não conseguimos entrar. Às vezes nem vamos para o colégio porque os ônibus que passam por aqui, como os da linha para Travessão e Brejo Grande, passam lotados e não param para os estudantes ou, quando param, passam atrasados. Não respeitam os horários. O ônibus que fazia a linha Lagoa das Pedras, que atendia os estudantes daqui, parou de circular há mais de um ano – disse Edna.
Rejane Nascimento da Silva Oliveira, de 36 anos, também mora no Parque Boa Vista e tem seis filhos, quatro deles com o estudo comprometido devido à falta de transporte público. "Meus filhos estão enfrentando dificuldade para ir estudar. Um estuda no Cemstiac pela manhã e os outros três no Wilma Tâmega, no Centro de Campos. Eles voltam para casa quase todo dia sem ter conseguido entrar nos colégios", afirmou Rejane, que fará parte da comissão que será ouvida pela Prefeitura de Campos nesta quinta-feira (13).
A comissão foi formada a pedido do coordenador da secretaria de Governo, Marcelo Vivório. Ele esteve no local da manifestação para dialogar com os estudantes e seus responsáveis. O representante da Prefeitura acordou que uma comissão será recebida quinta-feira (13) no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), às 10h, para expor o problema.
Com a negociação, o trecho da BR foi liberado e desbloqueado por funcionários da Autopista Fluminense. As polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF), que acompanharam a manifestação, orientaram motoristas, normalizando o trânsito. O IMTT confirmou a reunião com representantes dos estudantes, “para que possam ser esclarecidas pontualmente as demandas e tomada as medidas necessárias” e acrescentou que, “em caso de denúncias com relação à pasta, a população pode buscar diretamente o órgão, que se localiza na Barão da Lagoa Dourada, 197, ou buscar orientações através do telefone (22) 98175 1160.
Mesmo com a reunião marcada para esta quinta, os manifestantes afirmaram que, se o problema não for solucionado até sexta-feira (14), fecharão novamente a BR 101 na próxima segunda-feira (17).
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS