Amarok V6 Extreme se iguala a carro esportivo
- Atualizado em 12/09/2018 18:40
Acabou aquela ideia de que picapes são lentas e grandalhonas. A Amarok V6 Extreme chegou para mudar esse pensamento. Os números impressionam: são 225cv gerados por um motor seis cilindros em V, o mais potente da categoria.
Toda essa potência, somada ao torque de 56,1kgfm, faz com que a Amarok V6 Extreme vá de 0-100km/h em apenas 8 segundos, tempo compatível ou até melhor do que muito carro esportivo.
A agilidade tem explicação: seus picos de potência e torque são atingidos logo após sair da inércia. Os 225cv estão disponíveis em uma faixa entre 3.000 e 4.500rpm, enquanto os 56,1kgfm de torque já estão disponíveis a 1.500 rpm. Isso garante excelente desempenho em qualquer terreno. Ainda assim, a caminhonete apresenta ótima eficiência energética.
O motor não é o único responsável por gerar toda essa potência. Acoplado a ele trabalha uma turbina TGV, também conhecida como de geometria variável. Sua função é, basicamente, unir os dois melhores do mundo. Ela entrega bastante torque em baixas rotações e possibilita a Amarok enfrentar qualquer tipo de terreno, assim como gera bastante potência quando necessário através de um acionamento eletrônico dentro da própria turbina, que aumenta ou diminui o bocal de entrada de ar do rotor.
Esse gerenciamento eletrônico permite um extra ao V6 da Amarok. Trata-se da função Overboost. Disponível entre 50 e 120 km/h, essa função pode funcionar até os 140 km/h em situações especiais, geralmente aquelas em que é preciso mais potência, que é o caso de uma ultrapassagem na estrada, por exemplo.
E os ganhos são para lá de efetivos. Essa função eleva a potência da Amarok em mais 20 cv, totalizando picos de 245cv e aumenta a curva de torque em até 4,08kgfm, alcançando a impressionante marca de 60kgfm de torque momentaneamente.
Tudo acontece gradativa e automaticamente, sem que o motorista precise intervir de qualquer forma. Basta pisar fundo no acelerador e aproveitar o empurrãozinho extra sem medo.
Toda essa potência usa um parrudo sistema de transmissão. Além de uma caixa automática de oito velocidades, a Amarok V6 conta com o sistema 4x4 da Volkswagen chamado de 4Motion, que faz com que a picape tenha tração nas quatro rodas de forma permanente com o câmbio automático. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS