Qualifica Jovem: capacitação é chave para empreender
25/09/2018 16:07 - Atualizado em 27/09/2018 18:48
Alexandre Moreira está no seu sexto curso
Alexandre Moreira está no seu sexto curso / Supcom
A determinação em montar o próprio negócio é o que move Alexandre Moreira, 27 anos, um dos 700 jovens que deram início às atividades do segundo semestre do programa Qualifica Jovem, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que chegou a sua quarta semana de aulas. Mas o que diferencia Alexandre dos demais é que ele está no seu sexto curso junto à Fundação, todos voltados ao seu objetivo de empreender. Atualmente o programa atua em sete polos do município.
Ciente da necessidade de se capacitar para conquistar seu espaço no ramo escolhido — das barbearias especializadas em serviços diferenciados e agregados —, ele vem garantindo o aperfeiçoamento nos cursos livres de qualificação, oferecidos gratuitamente pela fundação. Ele já fez cursos de empreendedorismo, Barbearia, Personal Barber, Gestão e Liderança, Recrutamento e Seleção e, agora, estuda Culinária para ampliar os conhecimentos e poder oferecer à clientela um serviço diferenciado. Além dos cursos da FMIJ, ele faz também curso de inglês pela superintendência de Igualdade Racial (Supir).
— Sem qualificação é quase impossível conseguir um emprego. Por isso aproveito todas as oportunidades que surgem. Iniciei na fundação fazendo curso de Recrutamento e Seleção, fui emendando os outros, como o Inova Jovem, onde aprendi sobre empreendedorismo. Hoje, administro o meu próprio negócio e atendo meus clientes em domicílio com o serviço de barbearia — explica.
Supcom
Desde março do ano passado, a FMIJ implantou a descentralização do programa Qualifica Jovem, voltado aos jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, deixando de oferecer os serviços num único local e levando qualificação para o território dos jovens, facilitando o acesso dos mesmos aos cursos gratuitos oferecidos. As inscrições para este semestre se encerraram em agosto. Novas vagas serão abertas no ano que vem para as turmas do primeiro semestre. Em média, cada curso tem quatro meses de duração.
Polos - Neste semestre, são polos do programa: Polo I, no Centro, situado à rua Barão de Miracema, 465, próximo à avenida 28 de Março; Polo II, no Centro Educacional 29 de Maio; Polo III, na Escola Municipal Farol de São Thomé; Polo IV, em Goitacazes, na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho; Polo V em Goitacazes, na Escola Municipal Manoel Coelho; Polo VI, no Cemstiac; e Polo VII, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares. As aulas já iniciaram em todos estes polos e estão na quarta semana.
Qualifica Jovem - O Qualifica Jovem nos Polos oferece para jovens de 18 a 29 anos os seguintes cursos: Manicure, Pedicure e Designer de sobrancelhas; Assistente em Logística; Corte de Cabelo Masculino com Técnicas de Barbear; Culinária para Petiscos e Doces Finos; Assistente em Recursos Humanos; Assistente administrativo; Informática básica; e Montagem e manutenção de computadores.
Já na sede da FMIJ são oferecidos cursos para jovens de 14 a 17 anos no contraturno do período escolar. Estão em andamento: Cabeleireiro masculino; Cabeleireiro feminino; Corte e costura; Gastronomia; Informática básica; Mecânica automotiva; Manicure, depilação, design em sobrancelhas; Pintura automotiva e industrial; e Produção gráfica (Criação). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS