Mais um vereador deixa cargo
11/08/2018 10:01 - Atualizado em 13/08/2018 13:49
O município de Casimiro de Abreu também continua na mira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Macaé, com auxílio da Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu, ajuizou nova Ação Civil Pública (desdobramento da Operação “Os Bastidores”) e obteve na Justiça decisão favorável ao afastamento cautelar, por 180 dias, do vereador Ademílson Amaral da Silva, mais conhecido como ‘Bitó’, de suas funções como presidente interino da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu. Já são quatro vereadores afastados por suspeita de irregularidades.
Divulgação
Além do vereador Ademilson, figuram como réus na ACP o ex-prefeito Antonio Marcos de Lemos Machado e Rodrigo Lins de Barros, os quais respondem pela prática de ato de improbidade administrativa. De acordo com o MP, os réus utilizaram meios espúrios para derrubar o parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e garantir a aprovação das contas do ex-prefeito pela Câmara, com o objetivo final de evitar a inelegibilidade de Antônio Marcos.
A ação civil pública proposta pelo MPRJ detalhou a situação política do município, composta por dois grupos antagônicos, que “se utilizam de meios ilegais e antiéticos para se perpetuarem no poder”. O grupo do atual prefeito, Paulo Dames, segundo o MP, buscou manipular a votação, na Casa Legislativa, pela compra de parlamentares, para obter a reprovação das contas da gestão anterior sem, contudo, obter êxito. Por outro lado, o grupo político do ex-prefeito teria prometido vantagens e até usado de ameaças para obter dos vereadores os votos favoráveis à aprovação das contas de sua gestão. O entendimento do MP foi aceito pela Justiça. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS