Animais silvestres resgatados em SFI
- Atualizado em 01/08/2018 17:07
Ascom - SFI
Mais dois animais silvestres foram resgatados em São Francisco de Itabapoana (SFI) pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil: um gambá e uma maitaca-verde. As ações aconteceram nesta quarta-feira (1), em dois locais distintos.
Na localidade de Guaxindiba houve o resgate de uma família de gambá (Didelphis marsupialis) que estava em situação de risco, após os agentes do órgão terem sido acionados por moradores através do telefone do Canal Verde 9.8161-6713. Os animais foram recolhidos e libertados na zona de amortecimento da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), próxima à Cobiça.
No segundo caso, após uma ligação para a Rádio São Francisco FM (87,9 MHz), a secretaria entrou em contato com uma moradora da localidade de Bom Jardim e resgatou uma maitaca-verde (Pionus maximiliani). Depois de avaliação, a equipe detectou uma limitação na pata direita, provavelmente devido a um acidente, sendo necessário passar por tratamento.
“A ave ficará sob cuidados da secretaria de Meio Ambiente e assim que se recuperar será devolvida à natureza. Esta espécie é comum no município e tem uma peculiaridade de disseminar sementes na natureza, auxiliando na recuperação da flora, o que representa um grande ganho ambiental”, informou o secretário, acrescentando:
“Queria destacar que a proposta para retorno da Guarda Ambiental do Município (GAM) se faz necessária com aprovação da Lei da GAM, em trâmite, e ainda reforçar a necessidade de termos o nosso Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas)”, finalizou Soares. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS