Uenf reabre o Espaço da Ciência
Matheus Berriel 14/08/2018 22:10 - Atualizado em 15/08/2018 13:30
Foi reaberto, na tarde desta terça-feira, o Espaço da Ciência da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. O local ficou fechado durante um mês, período em que ganhou mais espécies de animais empalhados, doados pelo professor André Bohrer Marques, do Museu de Taxidermia de Nova Friburgo. Atualmente, a exposição conta com cerca de 300 espécies.
— Temos vários animais importantes, mas destaco os ameaçados de extinção. Temos a preguiça de coleira, a lontra, o jacaré de papo amarelo, o papagaio chauá, o gato do mato — disse o coordenador do espaço, professor Ronaldo Novelli.
Os animais estão expostos em uma sala, divididos por representações do habitat natural. No local, há um mapa do Brasil com os principais biomas: floresta Amazônica, caatinga, cerrado, pantanal, mata atlântica e pampas. Durante o passeio, iniciado às escuras, os visitantes podem escutar a reprodução de sons dos animais. Há ainda uma sala com ossadas de seres marinhos e o enorme casco de uma tartaruga cabeçuda. Em um dos lados externos do Espaço da Ciência, está exposto o esqueleto de uma baleia jubarte.
— Sem este espaço, como a gente vai mostrar ao aluno o amor pela ciência? Aqui, olhando, o aluno vai gostar e ter interesse em fazer a ciência. É um atrativo para o aluno vir à universidade realizar pesquisas — enfatizou Novelli.
Nesta terça, a turma de sétimo ano do ensino fundamental da Escola Adventista de Campos participou de uma visita guiada. “É muito importante para que os estudantes não tenham só a visão teórica dos conteúdos, mas que também possam assimilar na prática, onde vão poder observar e ter esse momento de acompanhamento do conteúdo explanado pelos professores na sala de aula. Nós estamos no centro urbano. Então, muitos dos alunos desconhecem esses animais. É importante haver essa prática”, disse o diretor da escola, Thiago Felipe de Oliveira Carnielli.
O Espaço da Ciência da Uenf funciona de 8h30 às 12h e de 14h às 17h. Visitações individuais podem ser realizadas sem agendamento prévio. Escolas ou outros grupos de pessoas devem programar a visita pelo e-mail [email protected] ou na própria instituição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS