Emprego formal tem aumento em Campos
16/08/2018 19:19 - Atualizado em 20/08/2018 17:22
A superintendência de Trabalho e Renda acompanha diariamente os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, no segundo trimestre de 2018, os números apresentaram resultados positivos para o município se comparados aos últimos dois anos. No paralelo de admissão e demissão, na chamada variável absoluta, houve aumento de quase 170% no segundo trimestre desse ano. A conta é feita pela subtração de demissões versus admissões de pessoas sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no município. Em 2018, o número da variável absoluta foi de 2.774 para positivo no segundo trimestre. No ano de 2017, foram 2.522 para positivo e, em 2016, a variável absoluta apresentou 1.032 admissões, neste mesmo período.
O superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso, ressalta que, segundo dados do Caged, o número de admissão aumentou três vezes em relação ao último mês. O aumento foi impulsionado pelas atividades rurais da cultura do plantio da cana de açúcar, levando em consideração as produções açucareira e de biocombustível, que contratou cerca de 1800 pessoas, seguidas por trabalhador do serviço de limpeza e conservação com quase 200 contratações e servente de obras com 170 contratados. Os números apresentados no Caged representam um aumento duas vezes maior de contratações comparado ao mesmo período do ano passado.
No segundo trimestre deste ano, o saldo se mostrou positivo, superando em cerca de 10% o segundo trimestre de 2017. Na contramão do desempenho do Estado e do país, como um todo, a variação absoluta do município fechou o período com saldo positivo de admissões superando consideravelmente as demissões. “Estamos trabalhando para que os números de contratações sejam ainda maiores e abranjam outros segmentos, além de buscar oportunidades para que, cada vez mais, tenhamos pessoas qualificadas”, pontuou Rogério Matoso.
Ações de qualificação — A superintendência de Trabalho e Renda vem realizando diversas ações para que a população tenha mais opção de qualificação, além de oportunizar a geração de renda, nos diversos segmentos. Através do Espaço da Oportunidade, que faz o vínculo entre empregador e a população, a superintendência disponibiliza, diariamente, uma listagem de chances para diferentes setores, fazendo o encaminhamento para o mercado de trabalho, além de oferecer diversas outras oportunidades para aperfeiçoamento das aptidões.
Na última semana, também foi realizado pela superintendência o evento Qualifica Campos, que aconteceu durante quatro dias e onde foram feitos mais de 1.280 atendimentos e 250 matrículas para cursos profissionalizantes com descontos de 30% a 70%. Além do Qualifica, sessenta expositores participaram da Feira & ETC - Economia, Trabalho e Cultura, iniciativa da superintendência de Trabalho e Renda de Campos. O evento foi realizado no Jardim São Benedito e reuniu segmentos como artesanato, culinária, moda, doce, entre outros.
Ao todo, foi gerada uma renda de R$ 5,9 mil para os expositores, sendo o artesanato o segmento que mais lucrou.
—Muitas outras oportunidades para geração de renda estão sendo desenvolvidas para que a população, de forma geral, possa vir a ter ainda mais chances no mercado de trabalho — destaca. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS