Campos celebra 14ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo
14/08/2018 17:05 - Atualizado em 16/08/2018 16:49
Divulgação
Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão de pessoas de todo o Brasil, desde sua primeira edição, em 2005. Este ano, o tema da celebração, que acontece dia 22 de agosto, será “Compartilhando Responsabilidades. Comemorando Resultados!”, e reunirá os participantes do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema, que é referência no país e no mundo.
A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do sistema, que tem o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) como núcleo de inteligência. Em todo Brasil, mais de 100 unidades de recebimento, de 22 estados, promovem ações especiais para a data.
Para João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, “abrir as portas das centrais é uma forma de mostrar para toda a comunidade que o engajamento dos elos da cadeia produtiva do agronegócio traz resultados e conquistas que todos podem comemorar. Mais do que uma obrigação legal, a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas contribui com a conservação do meio ambiente. Em 16 anos, mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias já foram retiradas dos campos e encontraram destinação final ambientalmente adequada”.
A central de recebimento de Campos, gerenciada pela Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumo do Norte Fluminense (Assinf), tem em sua programação o DNCL Portas Abertas, abertura da central para a visitação pública; o DNCL Solenidade, celebração com a presença de autoridades públicas; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; e DNCL Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS