Cresce o número de farmácias na cidade
Jane Ribeiro 11/08/2018 16:44 - Atualizado em 13/08/2018 17:59
Aumento de farmácias é reflexo do grande mercado
Aumento de farmácias é reflexo do grande mercado / Antônio Leudo
Se a maioria dos varejistas sentiu os efeitos da crise econômica nos dois últimos anos, as grandes redes de farmácia aparentam estar imunes à recessão. Campos tem registrado, nos últimos meses, um crescimento expressivo do número de farmácias e drogarias na cidade. Sejam nos bairros ou nas áreas comerciais, esses estabelecimentos vêm se alastrando nos quatro cantos da cidade. Atualmente, o município conta com 400 estabelecimentos cadastrados na Câmara de dirigentes Lojistas (CDL), e 540 farmacêuticos registrados no Conselho Regional de Farmácia (CRF). Em todo o Estado do Rio, são oito mil profissionais.
O que explicaria o fenômeno? A indústria farmacêutica tem o diagnóstico na ponta da língua: o crescimento da classe média, o aumento da expectativa de vida, a diversificação do negócio e o melhor acesso a diagnósticos e tratamentos seriam algumas das causas da expansão.
Já para o economista Paulo Clebio do Nascimento, o setor de farmácia não sofreu tanto desgaste com a crise econômica que ainda permanece no Brasil.
— Tem alguns setores da economia que, apesar da crise em todo o Brasil, não sofreram queda acentuado. Além disso, pela necessidade natural das pessoas de precisarem de medicamento. O empreendedor acaba migrando para áreas que tem mais facilidade. Outro ponto é que os olhos ainda estão voltados para Campos por ser uma cidade próspera diante do Porto do Açu. Por isso, estão vindo para cá as grandes redes de farmácia em busca de um cenário futuro mais promissor. Na verdade, as pessoas querem plantar para quando chegar o crescimento regional — informou o economista.
Apaixonado pelo ofício, o atendente de farmácia, Carlos Mariano Silva, trabalha no setor há mais de 15 anos. Ele não é formado, mas conta com uma larga experiência e sabe como ninguém decifrar receitas. Ele acredita que o mercado de trabalho no setor farmacêutico vai crescer ainda mais na região.
— Tenho muito amor pelo meu serviço, pelo que faço diariamente, que é atender as pessoas que precisam de ajuda, do medicamento. Aqui onde trabalho eu e meus companheiros estamos sempre prontos para orientar os pacientes. Como tudo na vida, a saúde e o trabalho são dinâmicos. Todo dia temos algo novo a aprender e um desafio novo para encarar — disse ele.
Clientela satisfeita com o bom atendimento
O setor farmacêutico é um dos que mais crescem no Brasil atualmente, pois a expectativa de vida do brasileiro aumenta a cada ano. Com o crescimento do setor, há uma maior disponibilidade de vagas para esse mercado, vagas essas que, na maior parte das vezes, vêm oferecendo salários melhores, e uma possibilidade de melhores planos de carreira. O aumento de vagas inicia desde cargos voltados para farmacêuticos, como para balconistas.
As empresas buscam cada vez mais profissionais preparados e qualificados para esse setor. Quem está querendo adentrar nesse mercado, tem a oportunidade de entrar muitas vezes como atendente, pois há uma maior demanda para esses profissionais, podendo atender em farmácias e drogarias de todos os portes.
— É importante que todas as pessoas, sem exceção, sejam bem atendidas e sintam-se à vontade, desde o momento em que chegam até o momento que saem da farmácia. Sendo assim, é importante que o profissional saiba se expressar bem física e verbalmente. Por isso, quando contratamos um profissional damos a ele a oportunidade de fazer um curso de atendente priorizando a qualidade — informou a proprietária de uma farmácia, Maria Lúcia Queiróz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS