"Sedução" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 21/08/2018 17:32 - Atualizado em 23/08/2018 18:33
A comédia dramática espanhola “Sedução” (“Belle Epoque”, 1992), do diretor Fernando Trueba, é a atração desta quarta-feira (22) do Cineclube Goitacá. Quem apresenta a obra — que foi vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1994 — é o advogado e publicitário Gustavo Oviedo. A sessão tem início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado no cruzamento das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos.
A história se passa na Espanha, em 1931. O país está dividido politicamente e o jovem Fernando abandona o Exército. Ele é amigo de Manolo, um homem mais velho que é pai de quatro jovens. Fernando, então, se encanta pelas quatro ao mesmo tempo, sendo que cada uma apresenta uma característica diferente: Clara é uma viúva recente em busca de consolo; Violeta é lésbica e só se sente atraída por ele quando vestido de mulher com roupa de baile; Rocío quer ascender socialmente, está prestes a se casar com um homem rico, mas acaba não resistindo aos encantos do jovem; e Luz, a mais jovem, fica irritada e enciumada com a situação de Fernando.
Oviedo comentou que pensa ser justo o prêmio Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para “Sedução” em 1994.
— E é uma curiosidade que a academia tenha premiado uma comédia tão despretensiosa, já que, quando se trata de analisar filmes estrangeiros, Hollywood costuma ser muito solene e sisuda, dando preferência a dramas que falam sobre alguma ditadura, genocídio ou conflito social do país de origem. Neste caso, porém, na minha opinião, acertou em cheio.
Sobre o trabalho de Trueba, ele relatou que se destaca a admiração do diretor espanhol às comedias de Willy Wilder, “o grande diretor de Hollywood, autor de ‘Quanto Mais Quente Melhor’ (do título original “Some Like It Hot”, 1959) e ‘Se Meu Apartamento Falasse’ (“The Apartment”, no título original, 1960)”.
— Isso se verifica em “Belle Epoque”, inclusive pelo tom desprejuizado e levemente libertino com que se mostram as relações entre os personagens. Ele também fez alguns “thrillers”, como “El Sueño Del Mono Loco” (1989), e a comédia de Hollywood “Two Much” (do título em português “Quero Dizer que Te Amo”, 1995).
O apresentador da noite ainda explicou sobre a época em que se passa a história do filme.
— O contexto histórico é o seguinte: início da Segunda República Espanhola, esse breve período entre os anos 1931 e 1939. Foi um instante de tempo em que a Espanha tentava se libertar do seu passado ultracatólico e monárquico, e onde se respirava um ar de rebeldia e liberdade em todos os aspectos da vida social — disse ele, continuando:
— Em 1936 começa a cruenta Guerra Civil Espanhola, que acaba em 1939, com a vitória do fascista Francisco Franco, iniciando uma ditadura pelos próximos 36 anos. A “Belle Epoque” do título original do filme, portanto, seria aquele pequeno lapso republicano onde aparentemente todos os desejos e loucuras podiam se concretizar, mas que assim como chegou foi embora.
Gustavo Oviedo acredita que a exibição dará um bom debate.
— O debate posterior ao filme poderá surgir em função dessa noção de liberdade amoral que a história apresenta. Também se esse relaxamento nos costumes tem a ver, ou não, com o contexto histórico-político de uma sociedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS