Transporte de SJB volta com gratuidade
Arnaldo Neto 25/07/2018 22:14 - Atualizado em 30/07/2018 18:18
São João da Barra
São João da Barra / Divulgação
Está mantido para 1º de agosto, o início da operação dos ônibus da empresa Ouro Negro nas linhas de São João da Barra. O secretário de Transportes e Trânsito de São João da Barra, Victor Aquino, informou que o serviço, paralisado desde junho do ano passado, terá um período de adaptação, inicialmente de uma semana, com gratuidade para todos. Ainda segundo o secretário, o valor da passagem ainda não foi definido, mas os itinerários sim. Serão sete linhas interligadas entre os distritos para otimizar o transporte.
— O serviço estava paralisado há um tempo e nós queremos ofertar da melhor maneira possível. Então, nessa primeira semana vamos ouvir a população. Talvez, o ônibus de uma linha que passe por uma rua atenderia melhor se passasse pela outra. Com essa informação, a gente pode mudar. Por isso, ainda não divulgamos oficialmente qual será o itinerário — afirma Victor. Com relação ao valor da tarifa, o secretário assegurou em matéria publicada pela Folha que não passará de R$ 2.
A população sanjoanense poderá identificar os veículos do transporte intermunicipal e os do transporte universitário, através de adesivos que serão fixados. Serão sete veículos em circulação, mas outros dois estão previstos no contrato. A empresa responsável terá duas garagens, uma em Atafona, somente para guardar veículos, e outra em Cajueiro, onde funcionarão a oficina e a parte administrativa.
Todos os ônibus terão duas câmeras para ampliar a segurança dos passageiros. As câmeras serão monitoradas em tempo real por uma equipe da Prefeitura, que irá operar em uma central. Além disso, todos os veículos contarão com plataformas de acessibilidade. A tarifa será gratuita para idosos e para estudantes da rede pública, com exigência do uso de uniforme.
Definições — A empresa Ouro Negro, que passa a ser responsável pelo transporte intermunicipal de São João Municipal, tem como razão social a ESX Transportes e Turismo Ltda. e será responsável pela manutenção dos veículos, abastecimento, pagamento de motoristas e funcionários do setor administrativo. À Prefeitura, que pagará mensalmente pela locação dos veículos, caberá o pagamento dos cobradores, com o valor arrecado na roleta.
Tecnologia — O secretário Victor Aquino disse que a frota que atuará no transporte público contará com GPS e que a empresa Ouro Negro busca parceria para um aplicativo que faça monitoramento dos veículos. O objetivo é que, futuramente, os usuários possam acompanhar, através do próprio telefone, o trajeto dos ônibus e, assim, calcular o melhor horário para cada um.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS