Baleia encontrada morta no Açu, em SJB
06/07/2018 13:21 - Atualizado em 09/07/2018 18:58
Divulgação
Uma baleia Jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (6) na beira-mar da praia do Açu, próximo ao Porto do Açu, em São João da Barra. O mamífero da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae), era um juvenil macho de aproximadamente 8 metros, encontrado em estado avançado de decomposição. A baleia foi encontrada por pescadores.
A secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com apoio da coordenadoria de Defesa Civil Municipal e da Guarda Civil, auxiliou uma equipe da empresa Centro de Triagem de Animais Marinhos (CTA) - Serviços em Meio Ambiente, que executa o Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo, na remoção do animal.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, uma retroescavadeira foi utilizada para enterrar o mamífero. “Desde que recebemos a informação de que a baleia estava na orla, entramos em contato com a empresa responsável pelo monitoramento de cetáceos no litoral e enviamos uma equipe ao local para contribuir com toda ajuda necessária”, destacou.
A empresa CTA informou que, em função do avançado estado de decomposição, não foi possível identificação da causa da morte.
O Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) é executado pelo CTA em contrato firmado com a Petrobras para atendimento à condicionante da Licença Ambiental, expedida pelo Ibama. Caso seja encontrado um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, a orientação é acionar a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ). (J.L.) (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS