Lançada campanha nacional de vacinação
31/07/2018 20:34 - Atualizado em 01/08/2018 13:52
Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Agência Brasil
Todas as crianças de um a cinco anos devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. A nova campanha nacional começa na próxima segunda-feira, 6 de agosto, e vai até o dia 31. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. O dia D de mobilização nacional acontece no próximo dia 18, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna rainha dos baixinhos. Em Macaé, campanha será antecipada e começa a partir desta quarta.
Na coletiva de lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, enfatizou que saúde é uma preocupação de todos. “Não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, nem das secretarias, dos profissionais ou dos médicos. Às vezes enfrentamos uma situação como essa, que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressaltou Gilberto Occhi.
Para atender a esse público, que é mais suscetível às doenças e suas complicações, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Macaé - O município de Macaé inicia nesta quarta-feira a Campanha de Vacinação contra sarampo e poliomielite, antecipando o calendário nacional. A estimativa é que 14 mil pessoas do público-alvo sejam imunizadas durante a ação. A vacina estará disponível em três postos: Casa da Vacina, Pronto-socorro do Aeroporto e Estratégia Saúde da Família, no Trapiche, na Região Serrana. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS