Projeto Tomatec tem terceiro plantio
23/07/2018 17:04 - Atualizado em 24/07/2018 17:00
Nesta segunda-feira (23), o prefeito Rafael Diniz e os idosos do Grupo de Convivência Zenilta Martins realizaram o plantio na terceira unidade do projeto Tomatec. O polo, localizado em Campo de Areia, na Baixada Campista, conta com mil pés do fruto, tipo italiano, numa área de 720m². O novo polo ficará sob o comando do produtor Rodolpho Ângelo.
Supcom
O primeiro plantio do Tomatec aconteceu em abril, na Fazenda Santa Helena, na RJ 158 (Campos-São Fidélis), e já teve colheita. O segundo polo, iniciado em junho, fica no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. A quarta, que fica na localidade do Carvão, fecha o plantio do ano de 2018.
— Estamos desarmando a bomba que pegamos. Tinham recursos de sobra e nunca vieram aqui investir na agricultura. Agora, mesmo sem recursos, estamos investindo na agricultura, no pequeno produtor, para que possa gerar renda e servir de exemplo a toda nossa cidade — frisou Rafael Diniz.
O Tomatec visa à produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção e redução de resíduos tóxicos. O projeto é idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca).
— Apesar das fortunas, não houve investimentos. Hoje, nós fizemos por onde consolidar o Tomatec. O projeto é um exemplo e traz outras culturas, como o limão, o arroz e a pimenta, que já entram a partir do próximo mês — disse o produtor rural e um dos coordenadores do Tomatec, Edson Faes. “Estamos muito felizes em participar desse projeto inovador de tomate orgânico. A gente já plantava, mas não era orgânico e agora vamos produzir com qualidade, levando saúde para as pessoas. Essa é uma parceria que já deu certo”, destacou o produtor Rodolpho Ângelo ao lado do pai Arlindo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS