Ragha leva dança aos bairros
30/07/2018 17:57 - Atualizado em 03/08/2018 14:20
Com o objetivo de levar a dança, de forma gratuita, a comunidades de Campos, o projeto Ragha nos Bairros 2018 terá início no mês de agosto e seguirá até dezembro. O primeiro lugar a receber o Ragha, com aulões, no próximo dia 11, será o bairro Nova Goitacazes, na Baixada Campista. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Campos, por meio da superintendência de Entretenimento e Lazer, será na praça do bairro, a partir das 13h. O Ragha é liderado pelo dançarino e empresário baiano Alírio Menezes. Ele contou que, além de aulas, o projeto também promove palestras e outros eventos que visam à valorização cultural da dança.
— São várias iniciativas. E é muito importante que façamos isso porque a dança é uma arte que tem um grande poder de transformação. É algo que transforma a mente e o corpo, pois, além de melhorar a questão da autoestima das pessoas, ainda traz benefícios físicos — disse ele, que tem formação em várias vertentes, como dança popular brasileira, dança afro e dança de rua, na Escola de Dança Funceb, em Salvador.
De acordo com Alírio, um dos grandes propósitos é o resgate de pessoas através da dança.
— É muito prazeroso ajudar as pessoas, sendo que muitos dos lugares que passamos têm altos índices de violência e muita gente que precisa de iniciativas. Minha vontade, como ser humano, é resgatar aquelas pessoas que, às vezes, só estão precisando de um empurrãozinho para chegar, através da dança, a lugares talvez nunca imaginados.
Além da oportunidade de entretenimento sem custo para os participantes e os benefícios à mente e à saúde, a atividade estimula, também, a integração entre as pessoas da comunidade.
— É interessante o quanto as pessoas se integram nos nossos aulões. Você vê pessoas de classe média ou alta, como advogados e médicos, em contato com pessoas de periferias; vê idosos junto com adolescentes. Muita gente junta. Essa integração é algo prazeroso de ver.
Segundo Alírio, o Ragha passará, com o projeto, por vários bairros, distritos e localidades campistas.
— Será um evento por mês. Depois de Nova Goitacazes, o próximo é no Parque Aurora, no segundo sábado de setembro. Em outubro, passaremos pelo Novo Jóquei. Os locais que nos receberão em novembro e dezembro ainda estão em aberto. Inclusive, as pessoas podem entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais, procurando por Ragha Campos, ou pelo meu número (22 99884-2365), para sugerir seus bairros — falou.
Ainda segundo ele, o primeiro lugar a receber o projeto, Nova Goitacazes, é um “lugar de gente animada e que participa ativamente dos eventos promovidos pelo movimento de dança”.
— O Ragha tem um carinho enorme não só por Nova Goitacazes, mas por toda a Baixada, porque sempre tivemos uma receptividade gigantesca por lá. E começaremos por Nova Goitacazes, também, porque há uma garota nascida e criada lá, a Juliana Reis, que é muito importante para a gente e é o símbolo do projeto. Também temos carinho por vários outros bairros e localidades da cidade, e é sempre um prazer passar por esses lugares — disse ele, lembrando que o projeto é formado por 10 componentes e recebe apoio de algumas pessoas.
No decorrer do ano passado, o Ragha percorreu vários pontos do município com o Ragha nos Bairros. Os eventos foram abertos ao público e gratuitos.
— Passamos por 12 lugares, como Parque Aurora, Travessão, Nova Brasília e IPS, e todos os eventos foram sucesso — comentou Alírio.
Já no verão deste ano, o Ragha movimentou a praia do Farol de São Thomé com aulões durante todo o mês de janeiro, sempre aos sábados. O grupo atraiu grande público com coreografias de músicas de vários ritmos e artistas brasileiros.
— No Farol, a gente promove um grande arrastão de dança, que tem uma receptividade ótima. Este ano, tivemos cerca de duas mil pessoas em cada fim de semana nos prestigiando. Em 2019, a gente pretende levar, para o público, um arrastão mais estruturado, com cerca de 100 dançarinos — adiantou. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS