Após vazamento, Anglo American suspende contrato com Bahrain Steel
27/06/2018 18:50 - Atualizado em 29/06/2018 13:36
Defesa Civil de Santo Antônio do Grama/Divulgação
A Anglo American suspendeu um contrato de fornecimento de minério de ferro com a Bahrain Steel, do Oriente Médio, após registrar vazamentos em um mineroduto em Minas Gerais, o qual é responsável por levar a commodity até o porto para exportação. Segundo informações da Reuters, o contrato com a Bahrain Steel é de cerca de US$ 1 bilhão.
O Bahrain Steel, que produz pelotas de minério de ferro para siderúrgicas, disse que a mineradora declarou força maior em abril no contrato, que é de 20 anos e prevê a entrega de 13 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
A Anglo congelou as operações no Sistema Minas Rio em março, depois que dois vazamentos ocorreram no duto que transporta seu minério de ferro para um terminal de exportação no litoral do Rio de Janeiro.
O minério da Anglo é transportado da mina e da usina de beneficiamento, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, até o Porto do Açu, em São João da Barra, ao longo de um mineroduto de 529 quilômetros, que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses.
A suspensão do contrato com o Bahrain ressalta a gravidade dos problemas da Anglo com o projeto, comprado no auge do boom das commodities há uma década, por US$ 5,5 bilhões.
No entanto, o Bahrain Steel descartou um sério impacto em suas próprias operações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS