Padre Christian fala sobre bioética
- Atualizado em 29/06/2018 17:02
No início da semana foi realizada na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Itaperuna, a segunda conferência do Projeto Comunicação & Cidadania, uma iniciativa da Diocese de Campos e organizado pela Pastoral da Comunicação. O convidado foi o Pe. Christian de Paul de Barchifontaine, assessor internacional dos camilianos na área da saúde e relações públicas das Organizações Camilianas. A conferência apresentou um quadro da saúde pública no Brasil e o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Saúde, da Igreja Católica.
Divulgação
— Na realidade, o Projeto Comunicação & Sociedade busca a integração do trabalho desenvolvido na Diocese pela Pastoral da Comunicação e visa debater temas de interesse social. E o tema saúde pública precisa ser debatido com a sociedade. E neste segundo encontro realizado em dois momentos foi levantada a questão polêmica da saúde pública no Brasil e a missão da Igreja Católica realizada pela Pastoral da Saúde — explicou Ricardo Gomes, assessor da Diocese de Campos.
No final, o Grupo de Pesquisas Bioética e Cidadania apresentou ao conferencista o trabalho realizado por uma equipe interdisciplinar formada por alunos dos cursos de Medicina e Direito da Unig. E encerrando os trabalhos, houve a noite de autógrafos e o lançamento nacional do livro “Bioética Frankenstein e a Aposta em um Mundo Sustentável”, obra publicada por Edições Loyola.
A coordenadora do Grupo de Pesquisas Hildeliza Boechat falou da importância do debate e ofereceu ao Pe. Christian os textos dos resultados das pesquisas acadêmicas realizadas. Destacou a necessidade da promoção de outros debates dentro da temática saúde publica com o objetivo da formação de cidadãos que se preparem para exigir das autoridades a promoção de uma saúde de qualidade, um direito de todos que deve ser garantido pelos governantes.
— Foi uma oportunidade ímpar não só para o Grupo de Pesquisa Bioética e Dignidade Humana, mas para a sociedade itaperunense, participar de reflexões tão importantes a respeito da bioética globalizada trazidas pelo Padre Dr Christian Barchifontaine! — disse Hildeliza L. Tinoco Boechat Cabral, coordenadora do Grupo de Pesquisa Bioética e Dignidade Humana.
Padre Christian destacou as dificuldades pelas quais tem passado a saúde pública à luz do princípio da igualdade e da solidariedade, as carências do Sistema Único de Saúde, a importância da informação e da formação (escolaridade) do cidadão para o exercício consciente da cidadania e as sérias questões ambientais que influenciam a saúde global.
— Debates como este, além de situar a igreja (que deve estar aberta às discussões bioéticas da atualidade), enriquecem a sociedade e a comunidade acadêmica que devem se fazer presentes quando temas de tamanha relevância são abordados por especialistas da área, principalmente quando se trata de um expoente da Bioética contemporânea, como é o caso de Pe. Christian. Esses debates não só enriquecem como informam e preparam para uma ativa participação nos rumos da nação frente aos novos e crescentes desafios da bioética globalizada, como a distanásia, a mistanásia e a aplicação consciente da ortotanásia, seguindo os padrões éticos norteadores do Código de Ética Médica e demais normativas do CFM. Foi muito rica e profícua a palestra! — destacou Hildeliza L. Tinoco Boechat Cabral. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS