Trabalhadores da Ferroport iniciam férias coletivas
Mário Sérgio Júnior 24/04/2018 19:45 - Atualizado em 25/04/2018 17:25
Reprodução
As férias coletivas de trabalhadores da Ferroport, subsidiária da Prumo Logística, que administra o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, começaram nesta terça-feira (24). A medida foi tomada em função da suspensão das atividades do mineroduto Minas-Rio, da Anglo American. Segundo a Ferroport, as férias dos empregados das áreas de operação, manutenção e sustentabilidade terão duração de 30 dias.
A Anglo American registrou vazamento no mineroduto nos dias 12 e 29 de março deste ano. Desde o segundo rompimento, as operações de transporte, extração e beneficiamento de minério estão paralisadas, e, segundo a empresa, assim permanecerão até que possam ser retomadas com segurança.
Em matéria publicada na edição do último dia 22 da Folha da Manhã, foi abordada a questão dos impactos que o município de São João da Barra poderá sofrer com a paralisação da produção. De acordo com a Prefeitura, poderá sofrer queda na arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) em torno de R$ 1,3 milhão/mês.
Apesar disso, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico informou que, a partir de informações da gerência de Sustentabilidade da Ferroport — subsidiária responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu —, não é previsto neste momento a perda de emprego ou a capacidade operacional. Não havendo prejuízo aos contratados, e setores de transporte e alimentação.
A Anglo American, responsável pelo mineroduto, deu prazo de 90 dias, no mínimo, para retomar atividades. Por conta dos rompimentos, a empresa iniciou uma inspeção minuciosa por equipes internas da empresa com utilização de equipamentos de ultrassom. “A inspeção do mineroduto, mais detalhada, vai utilizar um equipamento chamado PIG e deverá levar cerca de dois meses depois da chegada do equipamento no Brasil. A passagem do PIG é uma atividade complexa que exige planejamento minucioso. Esse planejamento será concluído nos próximos 15 dias. Depois da passagem do PIG, será feita a análise de dados e tomadas as medidas necessárias para a solução do problema e a volta das operações com segurança”, informou nota enviada pela assessoria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS