Prumo analisa acordo com Anglo American
Mário Sérgio Júnior 19/04/2018 18:34 - Atualizado em 20/04/2018 17:07
Navio modelo Panamax
Navio modelo Panamax / Ascom/Divulgaçãoo
A Prumo Logística, empresa responsável pela operação do Porto do Açu, emitiu nota nesta quinta-feira (19) na qual informa que vai analisar se a paralisação do mineroduto do projeto Minas-Rio, da Anglo American, configura evento de “força maior” para congelar também o acordo de movimentação entre as duas. Segundo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Anglo American comunicou na última quarta (18) à Ferroport, subsidiária da Prumo, que pediria “força maior” por conta dos dois vazamentos ocorridos no mês passado, que levaram o Ibama a suspender a operação do duto.
O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. Em nota, a Ferroport informou que dará férias coletivas de 30 dias aos seus empregados das áreas de Operação, Manutenção e Sustentabilidade, por conta da suspensão das atividades do mineroduto. O período de férias será de 24 de abril a 23 de maio.
O primeiro vazamento registrado pela Anglo American no mineroduto ocorreu no dia 12 de março, na altura da cidade de Santo Antônio do Grama (MG), e a outra aconteceu no dia 29 de março na mesa cidade.
Segundo a Anglo American, desde o segundo episódio de vazamento as operações de transporte, extração e beneficiamento de minério estão paralisadas. A empresa informou ainda que as atividades do Minas-Rio só serão retomadas quando houver segurança da operação. A empresa estima que a paralisação irá durar, no mínimo, 90 dias.
Por conta dos dois vazamentos, a Anglo American foi multada pela secretaria estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais e pelo Ibama. A empresa disse que as multas recebidas dos órgãos ambientais ainda em análise.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS