Estado do RJ está abaixo da meta vacinal
13/04/2018 19:45 - Atualizado em 16/04/2018 16:57
Vacinação contra febre amarela
Vacinação contra febre amarela / Paulo Pinheiro
O Rio de Janeiro é um dos três estados brasileiros que ainda estão com a cobertura vacinal contra a febre amarela abaixo da meta. A informação foi divulgada pelo ministério da Saúde, que alertou para que a população procure os postos de vacinação. Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia estão abaixo da meta, que é de 95%.
Segundo dados do ministério da Saúde, a cobertura da campanha em curso no Rio de Janeiro está com 40,9%, a Bahia está com 55% e São Paulo com 52,4% da população-alvo vacinada. O período de alta da doença segue até maio. Ao todo, a campanha nesses estados busca imunizar 23,8 milhões de pessoas.
De acordo com o último informe epidemiológico divulgado pela secretaria de Estado de Saúde, o Rio confirmou 212 casos da doença, sendo 73 óbitos.
O ministério da Saúde informou ainda que os dados se referem às 77 cidades que fizeram parte da campanha com estratégia de fracionamento e a ampliação para mais 52 municípios de São Paulo. Esses municípios devem continuar vacinando a população com a dose fracionada, que garante a mesma proteção da dose padrão, e ampliar a cobertura vacinal para prevenir novos casos da febre amarela no país.
Em Campos, até o dia 14 de março, 280.740 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela. A Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde informou que, apesar deste número ser considerado bom, quem ainda não se vacinou deve procurar um dos locais de vacinação para se imunizar. A Prefeitura segue vacinando com dose padrão. “A meta de Campos está sendo revista devido à nossa população flutuante”, informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS