"Caravana Além royalties" segue
Dora Paula Paes 21/04/2018 14:47 - Atualizado em 26/04/2018 21:06
Divulgação - Supcom
São milhões e milhões de royalties do petróleo. Mas, e quando acabar? Até quando os municípios petrorrentistas poderão contar com a indenização? Estão preparados para isso? A atual situação do município de Campos mostra que não. É por isso, que a “Caravana Campos para Além dos Royalties’ segue. A ação, do governo do prefeito Rafael Diniz, está próxima de completar seis meses, agora em maio. O foco principal tem sido fomentar as vocações dos setores produtivos do município.
Para isso, a Prefeitura está fortalecendo a agricultura e as empresas locais. O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso, informa que, na primeira etapa da Caravana Campos para Além dos Royalties, foi lançado o Fundecam Agricultura Familiar, que faz a equalização de juros nos empréstimos que os produtores rurais fazem junto ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Na ocasião, foi assinado o primeiro contrato com um produtor de leite do distrito de Santa Maria, na região norte do município. “Estamos chegando a 10 contratos de equalização pelo Fundecam Agricultura Familiar”, informa Marcel.
- Também realizamos a primeira recuperação de nascentes, na localidade de Mata da Cruz, para garantirmos a preservação delas, possibilitando a oferta de água no futuro. Ainda na primeira etapa, tivemos também atividades da parceria que o município desenvolve com o Sebrae, relacionado a políticas de desburocratização e fomento ao empreendedorismo, onde entregamos o novo modelo da Casa do Empreendedor, atuando em conjunto Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), Fazenda e apoio a crédito - explica o vice-presidente da Codemca.
Novas atividades que estão relacionadas ao setor cerâmico, como o laboratório de certificação, estão sendo programadas. “A Caravana irá em maio trabalhar no fomento ao artesanato local, em um trabalho dentro do Programa do Artesanato Brasileiro. No setor de Aquicultura, a superintendência está em fase de implantação de uma unidade modelo de produção em tanques, no campus da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A primeira ação foi realizada em 27 de novembro do ano passado. A “Caravana Campos para Além dos Royalties” segue a estratégia e o conjunto de propostas apresentadas pelo prefeito Rafael em seu Programa de Governo, no Plano de Metas da Gestão 2017/2020 e o Plano Plurianual 2018/2021.
Última parada aconteceu no setor agrícola
A última parada da Caravana aconteceu no setor agrícola. O prefeito Rafael e autoridades participaram do plantio da primeira lavoura de tomates do município, via o Programa Tomatec.
O plantio foi na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do centro. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto é realizado no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por um grupo de produtores rurais, Fórum AgroNorte e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ).
— Este é mais um momento importante da nossa administração, que diante das enormes dificuldades, teve que repensar o município. E para isso, continuamos buscando parceiros na luta pela geração de oportunidades. Por isso agradecemos à Embrapa, à Pesagro-RJ, à Emater-RJ, à Universidade Federal Rural e ao Fórum AgroNorte, porque somente juntos vamos vencer as dificuldades. Sabemos da importância e apoiamos o agronegócio, mas acreditamos especialmente na agricultura familiar, por isso vamos trabalhar sempre para fortalecer o pequeno agricultor — afirmou Rafael.
Folha da Manhã
Atuações:
Fundecam Familiar - Com uma população estimada em 10 mil habitantes, os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria foram os primeiros a receberem a “Caravana Campos para Além dos Royalties. Na ocasião, foi assinado o primeiro contrato do Fundecam Agricultura Familiar. Ele tem o objetivo de incentivar a agricultura e a pecuária do município, ao mesmo tempo em que promoverá a melhoria da qualidade de vida e a ampliação da cidadania no meio rural.
Cooperativa Mulheres de Pesca - A criação da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé, com a posse da diretoria, também foi formalizada, onde 15 das mais de 120 trabalhadoras do setor no balneário receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).
Programa nascente - A preservação do meio ambiente também foi pauta. Idealizado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, o programa “Nascente” teve a sua primeira ação em uma propriedade em Mata da Cruz, no distrito de Santa Maria. O objetivo é o reflorestamento para a recuperação das nascentes que estão secas por causa de uma série de problemas, como desmatamento e escassez de chuvas. Ele segue em curso.
Cooperação com setor ceramista - A “Caravana Campos para Além dos Royalties” chegou aos ceramistas, quando foi assinado o Protocolo de Intenções para um Acordo de Cooperação Técnica com o setor. A reunião foi no Sindicato dos Ceramistas de Campos, na localidade de Mineiros, na Baixada Campista, com participação de representantes de outras áreas de produção e de órgãos de pesquisa e fomento. Nos últimos oito dias, foi a quinta ação, ainda no ano passado, da “Caravana”.
Curso do Fornecedor - Capacitação e orientação para micro e pequenos empresários outro tema. A realização do “Curso do Fornecedor” é uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Campos, através do Programa de Compras Governamentais Compras Mais 2. Cerca de 30 empresários e empreendedores participaram do evento, na sede do Sebrae.
O game Cidades Empreendedoras - Tendo o Sebrae-RJ como parceiro mais uma vez, esse programa deixou Campos muito bem pontuado em todo o Estado do Rio.
Casa do Empreendedor - Local tem com a função centralizar uma série de serviços que visam à desburocratização de questões ligadas a micro e pequenos empreendedores do município. O projeto faz parte do programa “Cidades Empreendedoras”, do Sebrae.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS