TB receberá Coral Municipal na quinta
Matheus Berriel 09/04/2018 19:14 - Atualizado em 11/04/2018 16:51
Ensaio na tarde dessa segunda-feira, no Teatro de Bolso
Ensaio na tarde dessa segunda-feira, no Teatro de Bolso / Rodrigo Silveira
Na próxima quinta-feira (12), às 19h30, o Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) abrirá a segunda semana de eventos da programação especial do Teatro de Bolso Procópio Fereira, que completará 50 anos no dia seguinte. A apresentação será a primeira do novo grupo de cantores, formado no final de setembro de 2017. O evento terá entrada franca.
— Começamos as audições em junho do ano passado e, depois de uma série dessas audições, fizemos uma pequena seleção. É um grupo recém-formado, com cerca de cinco meses, considerando que a gente parou as atividades no final de dezembro e em janeiro, como de costume. Voltamos no final de fevereiro. Apesar de ser novo, o grupo tem um trabalho bem bacana — afirmou a regente Érica Pontes.
Atualmente, o Coral Municipal conta com 25 participantes, de várias idades, a partir dos 16 anos. O foco dos organizadores é de retomar a cultura musical do município promovendo a diversidade. Nada melhor do que estrear numa programação comemorativa do Teatro de Bolso, que foi reaberto há pouco mais de um ano e tem grande representatividade para os artistas de Campos.
— A gente está muito feliz pelo fato de fazer a nossa primeira apresentação nesse momento de 50 anos do Teatro de Bolso, que é uma das casas de cultura mais importantes da nossa cidade. Uma data importantíssima para marcar a nossa primeira apresentação. Temos pessoas que nunca cantaram em um coral. Está sendo muito bacana esta experiência para eles, como também temos pessoas mais velhas. A cada dia, a gente vê o avanço deles, a boa vontade, a integração do grupo. Fica um ambiente muito gostoso. E a comemoração é dupla, porque o Teatro de Bolso estava parado há muito tempo. A gente fica feliz devido ao fato de nossa apresentação fazer parte dessa retomada de atividades do espaço — enfatizou Érica.
Segundo a regente, o repertório previsto para quinta-feira é bem conhecido. Mas o público só vai descobrir na hora. “Nosso coral trabalha com folclore, com a bossa, com a Música Popular Brasileira (MPB) em geral. Nessa apresentação específica, que não vou adiantar as músicas, a gente vai fazer três canções populares”, contou. No início da noite dessa segunda-feira (9), houve ensaio no palco da apresentação oficial.
Após a exibição do Coral Municipal, será exibido um vídeo sobre a trajetória do ator, diretor de teatro e dramaturgo Procópio Ferreira, morto em 1979. Além das atrações de quinta, haverá outras no fim de semana. A sexta-feira (13), dia da comemoração do 50º aniversário do Teatro de Bolso, será marcada pelo espetáculo “Mil Tons de Minas”, da Companhia de Arte Persona, às 20h. Haverá reapresentação sábado (14), no mesmo horário. Já no domingo (15), será a vez do teatro infantil “Olê, Olá, Vamos Festejar!”, do Grupo Cirandarte, às 15h.
Oportunidade — Uma nova fase de seleções para o Coral Municipal da FCJOL foi aberta na semana passada. Os interessados em fazer parte do grupo devem se inscrever no Teatro Municipal Trianon, das 8h às 16h. De acordo com Érica Pontes, novas audiências estão previstas para a próxima semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS