Celebrações marcam Semana Santa em SJB
26/03/2018 19:40 - Atualizado em 28/03/2018 15:16
O Circuito Religioso de São João Barra, cuja celebração começou na sexta-feira passada, segue ao longo da Semana Santa. Nesta segunda-feira, na igreja matriz de São João Batista, aconteceu o Ofício de Trevas. Já nesta terça, após missa às 18h30, acontece a procissão do Fogaréu, com saída da igreja de São Pedro, às 20h. A programação envolve a Prefeitura de São João da Barra, Paróquia São João Batista e as irmandades do Santíssimo Sacramento, São Pedro, São Benedito, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Penha.
De acordo com a tradição católica, o Ofício de Trevas é um dos temas mais emocionantes que marcam a liturgia da Semana Santa. Durante este ofício, todas as luzes da igreja são apagadas. Há um candelabro com 15 velas representando os 150 salmos da Bíblia. À medida em que os salmos são cantados, as velas são apagadas e apenas uma fica acesa, que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição.
Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, com a implementação do segmento turismo religioso, saem ganhando os turistas, que passam a contar com mais um atrativo anual na região, comerciantes e ambulantes, pela oportunidade de geração de trabalho e renda e, também, os moradores, pela alternativa de entretenimento e lazer. “A ideia é, de uma forma mais organizada e planejada, desenvolver uma melhor gestão do turístico religioso, estabelecendo metas a partir da identificação da oferta e das características e variáveis da demanda”, declarou.
Ao longo da semana também haverá missas, peregrinações, romarias, visitas históricas e espetáculos na sede do município como o Auto da Paixão de Cristo, que está marcado para acontecer na sexta-feira, na praça São João da Batista, às 22h. Em Barcelos também terá encenação, às 20h, na Escola Municipal Elysio Magalhães.
(M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS