Carrapicho recebe mutirão de combate à dengue
01/03/2018 16:08 - Atualizado em 01/03/2018 18:50
Mutirão no Carrapicho
Mutirão no Carrapicho / Secom - SJB
Agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), vinculado à secretaria de Saúde de São João da Barra, realizaram nos dias 27 e 28 de fevereiro um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya, no bairro Carrapicho, em Atafona.
A ação contou com visita às residências para ações educativas e eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d'água, cisternas, garrafas, entre outros, além de panfletagem e tratamento perifocal em ruas e terrenos.
De acordo com o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), Marcos Machado, houve resposta positiva da comunidade, que esclareceu dúvidas e ajudou no mutirão. “É importante que haja uma conscientização da população para não deixar depósitos que acumulam água e evitar a proliferação dos mosquitos”, destacou.
Mutirão no Carrapicho
Mutirão no Carrapicho / Secom - SJB
Ele ressaltou ainda que é importante ficar atento a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. A orientação é colocar areia nos vasos de plantas, furar pneus velhos e manter latas e garrafas embocadas para baixo, retirar folhas e galhos das calhas, verificar periodicamente a caixa d’água e cisternas. “A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”, disse.
Além dos mutirões, o carro fumacê também tem passado pelos bairros. A orientação é deixar as portas e janelas abertas no momento em que ele estiver pulverizando as ruas. Na segunda-feira (26), a mesma ação aconteceu na Vila Esperança, também em Atafona. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS